Entretenimento

Mananciais da Serra é opção para Dia dos Namorados na RMC
09-06-2016 16:17

A Sanepar convida o público, especialmente os casais de namorados, a visitarem os Mananciais da Serra neste sábado e domingo (11 e 12). Os Mananciais da Serra formam uma área de preservação gerenciada pela Sanepar e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Neste fim de semana, especificamente no domingo, das 13h às 16h, os casais visitantes serão convidados a participar do plantio de mudas no Jardim do Amor. Esta será uma ação simbólica para comemorar o Dia dos Namorados e lembrar da importância de cuidar do meio ambiente.

“A área dos Mananciais é composta pela mata atlântica, protegida por lei, e fica no Parque Estadual do Marumbi, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. É indicada para quem ama a natureza, gosta de trilhas e caminhadas ou tem interesse em educação ambiental, turismo e na história do saneamento. No Dia dos Namorados, esta pode ser uma boa opção de passeio a dois”, diz o coordenador de Patrimônio Histórico da Sanepar, Junio Ferreira.

VISITAÇÃO - A entrada é permitida das 8h30 às 16h, com encerramento dos passeios às 17h30. Grupos de até dez pessoas terá entrada liberada no domingo e grupos maiores precisam pedir autorização prévia pelos emails: mananciaisdaserra@sanepar.com.br ou ucsparana@iap.pr.gov.br

O visitante deve usar roupas e calçados confortáveis, levar água, repelente e proteção contra sol ou chuva (os passeios ocorrem mesmo com chuva). A organização pede que não se deixe lixo no local e que não sejam recolhidos animais ou plantas. É proibida a entrada de animais.

TRILHAS - Os visitantes podem conhecer o santuário São Francisco, percorrer a Trilha do Salto (percurso de 1 km), a Estrada do Carvalho (2,5 km) e a Trilha da Chaminé (1,5 km). As caminhadas têm duração mínima de uma hora, entre ida e volta.

HISTÓRIA - Nos Mananciais da Serra, é possível conhecer um pouco da história do saneamento. No local, ainda existem os 17 reservatórios que, a partir de 1908, abasteceram Curitiba. O reservatório do Carvalho é o principal deles. A partir do Carvalho, uma adutora de 38 km levava água até o reservatório do Alto São Francisco, em Curitiba.

CALENDÁRIO - Além deste fim de semana, para 2016, estão disponíveis as seguintes datas para visitação pública: 9 e 10 de julho, 20 e 21 de agosto, 17 e 18 de setembro, 15 e 16 de outubro, 19 e 20 de novembro e 10 e 11 de dezembro.

Fonte: AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado