Entretenimento

Museu Atílio Rocco apresenta “A Mancha que Marca”
10-06-2011 12:26

Curta-metragem do sãojoseense João Fernandes será exibido no Programa “Pipoca no Museu”


A Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, através da Secretaria da Cultura, apresentará no Museu Atílio Rocco, dia 16 de junho, às 19h, no programa “Pipoca no Museu” o curta-metragem, “A Mancha que Marca”, duração – 19m33s - drama (classificação 12 anos), produção e direção do fotógrafo sãojoseense João Fernandes. O Museu Atílio Rocco busca incluir como patrimônio histórias e experiências humanas, dentro de aspectos cronológicos e em várias linguagens artísticas e culturais e para isto tem realizado diversas atividades que envolvem a sociedade em todas as faixas etárias através de programas como Quarta no Museu, O Museu e a melhor idade, Participação na Semana de Museus, Reestruturação do projeto Museu/Escola, Pipoca no Museu, entre outros.


João Fernandes é fotógrafo profissional e desde 2008 atua no departamento de Comunicação Social da Prefeitura de São José dos Pinhais. Participou de várias exposições, destacando: 1º Concurso / Mostra de Fotografias & Cidades, PUC - CENEGAU (2004); Exposição Individual "Olhando São José dos Pinhais", Câmara Municipal de São José dos Pinhais (2004) e Mostra Paranaense de Artes Visuais - Região Leste, Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (2006).

O curta-metragem é resultado do TCC (trabalho de conclusão de curso) do Curso de Cinema Digital do Centro Europeu (Rua Brigadeiro Franco, 1700 - Curitiba - PR - (41) 3222-6669). O curso tem por objetivo preparar o aluno para atuar profissionalmente em diversas áreas do meio audiovisual, trabalhar na produção de documentários, reportagens e filmes de ficção para cinema e TV (longa, média e curta-metragem).

“A Mancha que Marca” retrata sobre os conflitos familiares entre a artista plástica Mariliz, sua filha adolescente e rebelde Tainara e seu atual parceiro Jorge. Temas como separação, traição, descontentamento, comportamento, nas relações modernas e conflituosas vividas na contemporaneidade são retratados de forma sensível e intensa. Sobre o curta, João Fernandes destaca “Enquanto Mariliz procura uma saída, Tainara reina absoluta na inconsequência de seus 15 anos. Arrastado para um labirinto de emoções, Jorge tenta reconstruir sua vida. Dos encontros e desencontros desses personagens surge uma narrativa envolvente. Uma drama da vida transportado para as telas.”

A Diretora de Arte, Juliane Thá, selecionou as obras da artista plástica Katia Velo para compor o cenário da artista plástica Mariliz. Sobre este convite, a artista declarou “Sempre fui admiradora das fotografias de João Fernandes pela qualidade técnica e sua extrema sensibilidade, mesmo assim, fiquei surpresa com o resultado do curta e adorei ver minhas telas em grande dimensão.”

A Diretora do Museu Atílio Rocco, Zelinda Fialla, declarou "O programa 'Pipoca no Museu', tem como um dos objetivos, aproximar as pessoas do 'espaço museu', abrir as portas no sentido de oportunizar outras linguagens culturais e trazer as pessoas para dentro da instituição. O primeiro passo foi dado, dentro de critérios de pesquisa de público com uma seleção proposta de filmes nacionais/educativos/culturais, sempre com o foco em valorizar o que é nosso. Surgiu então a oportunidade de mais um canal, uma parceria, com a proposta do João Fernandes, e isso é apenas o começo."


Ficha Técnica: “A Mancha que Marca”

Filme: João Fernandes

Atores:

Tainara – Luana Monteiro Sitoni

Mariliz – Andreza Figueiredo

Jorge – Antonio Freitas

Amiga de Tainara – Márcia Talaska

Equipe:

Fotografia: Sidnei Soares e Rodrigo Coneglian

Arte: Juliane Thá (com telas da artista plástica Katia Velo)

Som: Mario Baril



Serviço:

Museu Atílio Rocco, 1660 (próximo ao Shopping São José)

São José dos Pinhais – Centro

Cel.: (041) 3381-5900

Data e Horário de Exibição do Filme: 16/06/2011 às 19h.



Informações:

João Fernandes - Fotógrafo Profissional

(41)9201-1191

jfalvesn@joao.fernandes.nom.br.

www.joao.fernandes.nom.br



Realização:

Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Secretaria de Cultura


K A T I A V E L O
artista visual, colunista, professora e assessora de comunicação
www.guiasjp.com/katiavelo
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado