Entretenimento

Programa de turismo para Copa é lançado oficialmente no Paraná
19-07-2010 19:43

Foi lançado oficialmente nesta segunda-feira (19), no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, o programa “Olá, turista” no Paraná, uma parceria entre o Ministério do Turismo (MTur) e a Fundação Roberto Marinho. O objetivo do projeto é capacitar profissionais do setor para o atendimento de turistas na Copa de 2014.

Estiveram presentes no evento o diretor-técnico da Paraná Turismo, vinculada à Secretaria estadual do Turismo, Milton Karam, a coordenadora geral de Projetos Estruturantes do MTur, Kátia Silva, o coordenador de Certificação e Capacitação em Turismo do MTur, Valdir Cardoso, e Adriane Gazzola, representante da Fundação Roberto Marinho.

Durante a apresentação do programa, direcionada à imprensa e associações ligadas ao setor turístico, foram discutidas questões como distribuição de vagas e o funcionamento do curso.

De acordo com a representante da Fundação Roberto Marinho, serão fornecidos cursos online de inglês e espanhol, de forma gratuita, para aqueles que lidam diretamente com turistas. “O principal objetivo é facilitar a comunicação entre brasileiros e estrangeiros”, disse Adriane.

Os cursos são compostos de três módulos: básico, constituído de oito unidades para participantes sem nenhum conhecimento da língua; profissional, voltado para a área em que o participante atua; e regional, focado nos atrativos da cada região, bem como informações históricas.

“É um programa que vai muito além do foco em Copa do Mundo, mas que ficará para os profissionais do Estado”, comentou Valdir Cardoso, um dos coordenadores do projeto.

As inscrições são divididas entre associados (de instituições, associações, sindicatos) e pessoas físicas (autônomos e estudantes). Para associados, é preciso cadastrar uma associação/instituição, que receberá um código. A partir daí, deve-se registrar um responsável que irá indicar os profissionais para as vagas dos cursos. No caso de pessoas físicas, deverá ser preenchido um formulário para validação das informações. Após esse procedimento, também será enviado um código para cadastramento. Em ambos os casos, deverá ser realizado um teste de língua materna.

O número de turistas estimados para assistirem aos jogos da Copa em Curitiba é de 600 mil. “O “Olá, turista” será de grande importância para o setor turístico paranaense”, afirmou Milton Karan, representante da Paraná Turismo.

Para realizar a inscrição basta se cadastrar no site www.olaturista.org.br. As aulas são todas via internet.


Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado