Esporte

Agnelo afirma que esporte é tratado como política pública para mudar realidade do país
23-02-2006 15:45

Brasília – O ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, disse hoje (23) que o esporte brasileiro está sendo tratado como "política pública para mudar a realidade do país". "É o esporte como instrumento de inclusão social para melhorar a escola, promover saúde e gerar emprego e renda", afirmou o ministro em entrevista a emissoras de rádio da rede Radiobrás.

Segundo ele, o programa prioritário do governo na área de esporte é o Segundo Tempo - que já beneficia quase 1 milhão de crianças e adolescentes com a prática esportiva no período oposto ao de aula. "É o maior programa de inclusão social através do esporte do mundo. É reconhecido pelas Nações Unidas como exemplo de política por meio do esporte", disse Agnelo. Ele destacou que o programa está sendo implantado agora em Angola, na África.

Agnelo Queiroz informou que 70% dos recursos do ministério são destinados para o programa. De acordo com ele, em 2005, sua pasta teve uma execução orçamentária de R$ 416 milhões. "Isso é o reflexo dos nossos programas", disse o ministro, ressaltando que tradicionalmente a área de esporte não tinha grandes investimentos.

Agnelo afirmou ainda que o maior número de crianças atendidas está no Nordeste. "Isso porque essa é a região que mais precisa". Na Bahia, por exemplo, são 144 mil crianças inscritas no Segundo Tempo. Ele lembrou que o programa permite também a geração de empregos. "Temos que alimentar um milhão de crianças, vestir um milhão de crianças e disponibilizar material esportivo para todas elas", disse. Segundo o ministro, todo esse material, em vez de ser comprado no mercado, é produzido em comunidades carentes e em presídios.

"Em uma comunidade da zona leste de São Paulo, na cidade de Tiradentes, geramos cinco mil empregos com o programa Segundo Tempo que atende lá 25 mil crianças". O ministro explicou que o programa funciona como uma espécie de "cadeia", já que não beneficia apenas a criança atendida. "Você tem toda uma estrutura por trás, gerando emprego, renda, desenvolvimento e tecnologia".

Agnelo Queiroz disse também que, no Rio de Janeiro, 112 mil crianças são atendidas pelo programa, mas que esse número irá aumentar. "Nos próximos dias, estaremos inaugurando uma parceria com o Viva Rio para beneficiar mais 50 mil crianças distribuídas no Rio e na Baixada Fluminense".

A entrevista contou com a participação de radialistas de sete emissoras parceiras da Radiobrás.

Marcela Rebelo
Repórter da Agência Brasil
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado