Esporte

Alonso vence a primeira da temporada da F-1
13-03-2006 21:27

O espanhol Fernando Alonso mostrou mais uma vez a presumida superioridade da Renault no Mundial de Fórmula 1 2006 e venceu, neste domingo, a prova de abertura do campeonato, disputada no circuito de Sakhir, no Bahrein. O campeão de 2005 recebeu a bandeirada à frente de Michael Schumacher (Ferrari), Kimi Raikkonen (McLaren), Jenson Button (Honda), Juan Pablo Montoya (McLaren), Mark Webber (Williams), Nico Rosberg (Williams) e Christian Klien (Red Bull).
O novo regulamento está servindo para tornar a Fórmula 1 mais competitiva desde as tomadas de tempos. O treino cronometrado é dividido em três partes. Nos primeiros 15 minutos, todos os carros vão para a pista e os seis piores tempos ocupam da 17ª à 22ª colocações no grid. Seguem-se mais 15 minutos e novamente os seis piores alinham da 11ª à 16ª posições de largada. Nos últimos 15 minutos os 10 melhores decidem a pole position. Durante a corrida também estão liberadas as trocas de pneus.
Sem dúvida, a mais grata surpresa do GP foi o “renascimento” da Ferrari, que fechou a primeira fila do grid com Michael Schumacher e o brasileiro Felipe Massa. Já o lado negativo da corrida foi o baixo rendimento do Honda de Rubens Barrichello, que não rendeu o esperado nos treinos e teve a segunda e terceira marchas quebradas durante a prova. Apesar do brasileiro ter largado em sexto lugar, recebeu a bandeirada somente na 15ª colocação. Outra decepção foi a Toyota, que, cheia de problemas, marcou apenas um 14º lugar com Ralf Schumacher e um 16º com Jarno Trulli.
Porem, o grande destaque da corrida foi a recuperação do finlandês Kimi Raikkonen, que teve quebrada a suspensão da McLaren nos treinos e largou da última colocação para chegar em terceiro, fechando a relação dos três melhores pilotos da atualidade, juntamente com Alonso e Schumacher. Entre os novos nomes do “circo”, o que mais se destacou foi o alemão Nico Rosberg, que pisou fundo e ajudou a colocar os dois carros da Williams entre os oito melhores da corrida.
Assim que foi apagada a luz vermelha de largada, Schumi manteve a primeira colocação, com Massa tentando manter a segunda posição na luta contra Alonso, que passou o brasileiros ainda na primeira volta. Os Honda de Button e Rubinho seguiam as Ferraris e a Renault de perto.
Porem, na sétima volta, Felipe Massa, que estava em terceiro, freiou forte no final da reta deos boxes e a Ferrari acabou se descontrolando. Na rodada, ele quase bateu em Alonso. Com os pneus desgastados por causa da rodada, o brasileiro foi para os boxes e viu sua corrida arruinada por erros no pit-stop, que durou 46 segundos e tirou qualquer possibilidade de recuperação. Ele ainda tentou a recuperação e terminou a corrida na nona colocação.
Schumacher e Alonso brigaram pela vitória por toda a corrida, mas a liderança acabou sendo decidida nos pit stops. No último deles, Alonso saiu dos boxes e “dividiu” a curva com Schumacher, levando vantagem. Mesmo assim a diferença entre os dois foi mínima até a bandeirada final. Favorável ao espanhol campeão do ano passado.
A próxima etapa acontecerá no dia 19 de março, às 4 horas da manhã, pelo horário de Brasília.

Matéria publicada na Tribuna de São José
Broska Júnior
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado