Esporte

Atletas paranaenses participam de Olimpíadas Universitárias
08-06-2007 14:01

Curitiba,08-06-07- A meta do Paraná de se manter entre os quatro primeiros estados nas Olimpíadas Universitárias de 2007 (antigo Jogos Universitários Brasileiros – Jub's), que serão disputadas em Santa Catarina, a partir deste sábado (09).

A meta do Paraná de se manter entre os quatro primeiros estados nas Olimpíadas Universitárias de 2007 (antigo Jogos Universitários Brasileiros – Jub's), que serão disputadas em Santa Catarina, a partir deste sábado (09), poderia ser considerada modesta, se os atletas paranaenses não tivessem que competir com nomes consagrados no cenário nacional e até internacional. As nadadoras Mariana Brochado (RJ) e Rebeca Gusmão (DF), e Matheus Inocêncio (SP), do atletismo, finalistas em Atenas 2004, além de outras dezenas de estrelas, estão confirmados na disputa.

“Temos chances de melhorar, nosso trabalho vem sendo direcionado para isso, e nossos atletas vão lutar por isso, mais preparados que em outras edições”, analisa o presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde. A delegação do Paraná, incluindo atletas e dirigentes, é formada por 220 pessoas, a maior de todos os tempos, e participará de todas as modalidades. Os representantes foram conhecidos no fim de abril, em Palmas, na fase final dos Jogos Universitários Paranaenses. As Olimpíadas Universitárias são seletivas para a Universíade de Bangkock, que será disputada em agosto.

No ano passado, com seis medalhas de ouro, oito de prata e dez de bronze, o Paraná conseguiu a quarta colocação nas Olimpíadas Universitárias, em Brasília, somando 217 pontos na classificação geral, atrás de São Paulo (334), Rio de Janeiro (268) e Distrito Federal (267). Nas três posições seguintes ficaram: Espírito Santos (188), Santa Catarina (180) e Pernambuco (166). Em 2005, quando houve a primeira competição nos moldes atuais, o Paraná havia ficado em sexto lugar.

Para se ter mais idéia do nível da competição, os paranaenses terão também como adversários atletas confirmados nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007. Entre eles estarão os nadadores Luiz Rogério Arapiraca (BA) e Daiane Dias (ES). Outros atletas de destaque, com participações passadas em Jogos Pan-americanos e Sul-Americanos, que estarão presentes nas Olimpíadas Universitárias são: Franciela Krasucki, do atletismo (SP); Jader Souza, natação (SP); Sabine Letícia Heitling, atletismo (RS); Geisa Aparecida Coutinho, atletismo (RJ); Ivi Monteiro, natação (RJ) e Glauber Silva, natação (DF).

A maior competição universitária do país será disputada em três cidades de Santa Catarina: Blumenau ((basquete, futsal, handebol, vôlei e xadrez), Itajaí (atletismo) e Palhoça (natação). A cerimônia de abertura das Olimpíadas Universitárias está marcada para este domingo (10), a partir das 19 horas, no Ginásio do Centro Esportivo do SESI, em Blumenau. No mesmo dia têm início as primeiras disputas, no xadrez, a partir das 15 horas, no Hotel Viena Park. Os confrontos nas demais modalidades começam na segunda-feira, dia 11. A competição encerra no dia 17.

Paranaenses - As equipes que representarão o Paraná nas modalidades coletivas são as seguintes: basquete feminino – Secal (Ponta Grossa); basquete masculino – Inesul (Londrina); futsal feminino – Dom Bosco (Curitiba); futsal masculino – Cesumar (Maringá); handebol feminino – FAG (Cascavel); handebol masculino – UEM (Maringá); voleibol feminino – Tuiuti (Curitiba) e voleibol masculino – União Américas (Foz do Iguaçu). O Paraná participa ainda nas modalidades individuais de atletismo, judô, natação e xadrez.

Junto com a Paraná Esporte, que assumiu a coordenação dos Jogos Universitários do Paraná a partir de 2003, participa como parceira a Federação Paranaense de Desportos Universitários – FPDU, presidida desde 2004 pelo professor Ney Mecking. “Teremos agora em Santa Catarina uma boa representatividade, e com certeza alcançaremos ótimos resultados, a exemplo de um honroso quarto lugar ano passado em Brasília”, torce Ney.

As Olimpíadas Universitárias (Jubs 2007) são realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, Ministério do Esporte e Confederação Brasileira de Desporto Universitário, com apoio da Prefeitura Municipal de Blumenau, do Governo do Estado de Santa Catarina e da Federação Catarinense de Desporto Universitário (FCDU). Ao todo deverão participar 3.500 atletas, representantes de todos os estados e Distrito Federal.


Paranaenses se destacaram em Brasília (Box)

Nos esportes coletivos, em 2006, o Paraná disputou a Divisão Especial com seis equipes e conquistou uma medalha de ouro com o futsal feminino (Unopar, de Londrina); duas de prata, com o vôlei feminino (Tuiuti, de Curitiba) e o handebol masculino (UEM, de Maringá); e uma de bronze no handebol feminino (FAG, de Cascavel).

No basquetebol, as equipes masculina e feminina não foram bem, tanto que caíram para a Primeira Divisão. O rebaixamento das duas equipes de basquete foi compensado, em parte, com a subida de uma da Primeira Divisão: o vôlei masculino, medalha de ouro com a Uniamérica, de Foz do Iguaçu.

Nos esportes individuais, o Paraná também se destacou, principalmente no atletismo, em que conquistou 10 medalhas, sendo três de ouro, quatro de prata e três de bronze. Na natação foram quatro medalhas, sendo uma de ouro, uma de prata e duas de bronze. No judô, uma de prata e quatro de bronze. Apenas no xadrez, em que o Estado foi representado por uma única atleta, Anne Souza, da UEM, não foi conquistada medalha. Ela ficou em quinto lugar.

Na natação, Leonardo Sumida, da Faculdade Dom Bosco, de Curitiba, participou das quatro medalhas: ouro nos 100m costas, prata nos 50m costas, e bronze nos 200m costas e no revezamento 4 x 100 livre, ao lado de Leonardo Trevisan, Bruno Matter Rosa e João Paulo Almeida.

No judô, Thiago Moraes, da UEM, ganhou a prata, na categoria meio-leve; e as de bronze foram de Camila Murakami (UEM), leve; Danielle Santos (UEM), pesado; Magno Lima (FAG), médio; e Kleber Odorizzi (Unioeste), meio pesado.

Agência Estadual de Notícias
Fotos-Marcelo Flessak
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado