Esporte

Chama pan-americana é acesa no México
05-06-2007 11:31

Cidade do México - Cerimônia nas Pirâmides de Teotihuacan para acender a Tocha do Pan, com a presença de autoridades dos comitês olímpicos do Brasil e do México


Rio de Janeiro - A chama pan-americana foi acesa ontem (4) nas pirâmides de Teotihuacán, no México, em uma cerimônia que lembrou os rituais astecas. A chama é única e é a partir dela que serão acesas todas as tochas do revezamento dos Jogos Pan-americanos 2007.

Na cerimônia desta segunda-feira, estiveram presentes o ministro do Esporte, Orlando Silva, a ministra do Turismo, Marta Suplicy, o prefeito do Rio de Janeiro, César Maia, e o Presidente do Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos, Carlos Arthur Nuzman.

Hoje(5), a chama será levada para Porto Seguro, na Bahia, onde receberá uma benção indígena. De lá, segue para Santa Cruz Cabrália, local onde chegaram as primeiras caravelas portuguesas

No município baiano, será acesa a tocha pan-americana, que passará por 50 cidades até chegar ao Rio de Janeiro, no dia 13 de julho, quando começa o campeonato internacional.

O primeiro condutor da tocha será o ex-atleta Wilson Gomes Carneiro, de 77 anos, primeiro medalhista brasileiro em Pan-americanos. O revezamento começa quando a tocha for passada para o ex-jogador de vôlei Giovane Gavio.

O revezamento é uma tradição olímpica e representa a paz, a amizade e a integração dos povos por meio do esporte.

Luiza Bandeira
Da Agência Brasil
Foto: Antonio Cruz/ABr
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado