Esporte

Estudantes-atletas de 900 colégios vão estar nesta 6ª feira em Curitiba
07-07-2006 12:48

Delegações de mais de 900 colégios públicos e particulares de ensino fundamental e médio do Estado desembarcam nesta sexta-feira (7), em Curitiba, para a disputa da fase final dos 53.º Jogos Colegiais do Paraná (Jocop's). A cidade receberá durante o período da competição quase 14 mil alunos, praticamente três vezes o número de atletas que estarão no Pan-Americano no Rio de Janeiro em 2007. O número é superior também ao das Olimpíadas de 2004 na Grécia. Com os professores, diretores e chefes de núcleos, serão quase 20 mil pessoas participando dos Jogos.

Para programar mais de 500 confrontos somente na primeira etapa dos jogos, a Secretaria da Educação e a Paraná Esporte tiveram que montar uma estrutura gigantesca. No futebol, por exemplo, os jogos serão em 18 estádios, sendo a maioria dos clubes amadores da capital. Para os jogos de vôlei, handebol, futsal e basquete serão utilizados mais de 20 ginásios de esportes. Ainda haverá locais para competições de tênis de mesa, xadrez, natação, ginástica rítmica e atletismo.

No ano passado, a final dos Jogos Colegiais contou com a metade dos atletas porque o sistema de classificação na fase regional foi diferente, com menos vagas. “Resolvemos ampliar a fase final porque vimos que dependia apenas de uma questão de organização”, justifica o presidente da Paraná Esporte, Milton Alves. “É a maior competição já realizada no Paraná em todos os tempos. Estamos pesquisando para saber se houve outra deste tamanho no Brasil”, orgulha-se o diretor de esportes da Paraná Esporte, Lester Pinheiro.

Já para acomodar as delegações foram montados 31 alojamentos com mais de 500 dormitórios, refeitórios, salas de atendimento médico e outras infra-estruturas. Para o deslocamento aos locais dos jogos, além dos ônibus colocados à disposição pelos municípios, a Paraná Esporte alugou 128 coletivos, todos com um monitor para orientar sobre os horários da programação e o trajeto. “Curitiba é a única cidade no Estado com instalações para comportar uma competição deste tamanho. E são poucas as cidades no Brasil que oferecem infra-estrutura igual”, elogia o coordenador geral dos Jocop's, Detlev Surkamp.


Agência Estadual de Notícias
Foto: Levy Ferreira
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado