Esporte

Geração Olímpica garante vagas para os Jogos Paralímpicos de Tóquio
08-10-2019 16:36

A Etapa das Américas das competições da Federação Internacional de Bocha Paralímpica (BISFed) terminou neste sábado (5) no Centro de Treinamento do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em São Paulo, com o Brasil conquistando nove vagas para os Jogos de Tóquio 2020.



Dois paranaenses, os irmãos Eliseu e Marcelo Santos, bolsistas do Programa Geração Olímpica, foram responsáveis por garantir ao país duas dessas vagas.



A primeira conquista foi na quinta-feira (3), na disputa individual com Eliseu, na classe BC4. No sábado, na final dos pares BC4, Brasil e Colômbia se enfrentaram e com apenas um ponto de diferença, 4 a 3, os paranaenses Eliseu e Marcelo garantiram mais uma vaga para o país na Paralimpíada.



Vale lembrar que a classificação é para o país e não nominal, portanto os atletas que representarão o Brasil em Tóquio ainda serão definidos e convocados.



Participaram desta etapa da BISFed 63 atletas de dez países: Argentina, Bermudas, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, México, Peru, África do Sul e Estados Unidos.



Os irmãos ganharam, juntos, as medalhas de prata nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016 e no Parapan-Americano Lima 2019, na categoria pares BC4.



JOGOS OLÍMPICOS - Na semana passada, outra atleta do Geração Olímpica, Ana Sátila, da canoagem slalom, já havia garantido as vagas brasileiras no feminino para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020. A conquista foi nas provas K1 (caiaque) e C1 (canoa), durante o Campeonato Mundial em La Seu D’Urgell, na Espanha.



GERAÇÃO OLÍMPICA - Criado pelo Governo do Estado em 2011, o Programa oferta na atual edição 1.252 bolsas para atletas e técnicos do Estado. O patrocínio é de R$ 4,75 milhões, integralmente da Copel (Companhia Paranaense de Energia). As categorias das bolsas são: Formador, Técnico Formador, Estadual, Técnico, Nacional e Olimpo.



 



Agência Estadual de Notícias

POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado