Esporte

Pan-Americano reúne os melhores da canoagem em Foz no final de semana
17-03-2007 23:50

Neste sábado (17) e domingo (18) será disputado o Campeonato Pan-Americano de Canoagem Slalom de 2007, no Canal de Águas Bravas, ao lado da barragem da Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu (Oeste do Paraná). A competição, promovida pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), tem o apoio da Paraná Esporte. Aproximadamente 200 atletas de 33 países vão disputar as provas de K1, C1 e C2 masculino e K1 feminino.

As provas seletivas estão marcadas para sábado. Os classificados disputam as semifinais e as finais no domingo. Os vencedores somarão pontos para o ranking das Américas. “A estimativa é que cerca de 60 atletas que participaram da última edição dos Jogos Olímpicos estejam competindo em Foz”, informa o presidente CBCa, João Tomasini Schwertner. Entre esses 60 atletas olímpicos, 11 ganharam medalhas em 2004. Por se tratar de uma prova internacional aberta, que permite a participação de atletas de países que não fazem parte das Américas, está garantida a presença de grandes nomes de outros continentes, como o francês Tony Estanguet e dos eslovacos Peter e Pavol Hochscorner.

Paralelamente ao Pan-Americano, está sendo disputado o Itaipu International Open, que consiste em um teste internacional da pista. Dependendo dos resultados obtidos, o Canal de Águas Bravas poderá receber o Campeonato Mundial de Canoagem Slalom, programado para o período de 19 a 23 de setembro. O Canal de Águas Bravas é parte do Canal da Piracema – um rio artificial de 10 quilômetros de extensão que liga o reservatório de Itaipu ao Rio Paraná e permite aos peixes chegarem ao reservatório da usina no período da reprodução.

AEN
Foto:Itaipu
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado