Esporte

Seleção Brasileira de Handebol treina no Ginásio Ney Braga
11-01-2007 11:09

A Seleção Brasileira Feminina de Handebol está treinando em São José dos Pinhais para os jogos que serão realizados nesta sexta-feira (12), em Guaratuba, às 20h30, no Ginásio de Esportes daquela cidade, e no sábado (13), às 18h, no Ginásio de Esportes Ney Braga, em São José dos Pinhais, ambos contra a seleção de Portugal. Os jogos fazem parte do Desafio Internacional Petrobrás de Handebol, que acontece há três anos. O jogo está sendo organizado pela prefeitura de São José dos Pinhais.

O handebol brasileiro está cada dia mais desenvolvido e faz bonito no cenário internacional. As meninas brasileiras já conquistaram o 1º lugar no Pan-americano, 1º no Sul-americano, 1º na Copa das Nações e 1º no Tourchin Cap.

O Brasil está em 6º lugar no ranking mundial. Considerado o "país do futebol", o Brasil vem vivenciando o crescimento do handebol nos últimos anos. A Confederação já existe há 25 anos e, no handebol de areia, o Brasil é Campeão Masculino e Bicampeão Feminino.

O supervisor da equipe, Newton Trindade, diz que não há uma idade mínima para participar da seleção - é necessário ter técnica e habilidade. As idades variam entre 18 e 28 anos e a jogadora mais nova é a gaúcha Nadia, de 18 anos. A mais velha é a paulista Juceli, hoje com 28 anos. O supervisor da seleção brasileira, paranaense da cidade de Cianorte, não esconde a alegria de estar no seu Estado. “É sempre bom estar em casa”, diz.

Para os jogos no Paraná, das 40 meninas da seleção vieram 14 e todas irão participar dos dois jogos. Entre elas, cinco atletas são paranaenses: Mayara, Valdenice, Geórgia, Ieda e Célia.

A auxiliar técnica da seleção, Rita de Cássia Orsi, explica que o forte da seleção portuguesa é o ataque, mas o Brasil vai procurar fazer uma boa defesa e buscar vantagens no contra-ataque.

Juan Oliver, técnico da seleção brasileira desde 2005, está trabalhando com novas meninas e preparando a equipe para o Pan-Americano deste ano. Observando o Campeonato de Juniores, Oliver conseguiu trazer novos talentos para a seleção principal. “Apesar de estarem ainda em fase de entrosamento, as meninas mostram vontade e pretendemos fazer um bom jogo”, disse o técnico.

“Espero que o Ginásio esteja lotado, pois vai ser um jogo animado e divertido. Portugal está cada vez melhor, mais profissional. Mas a nossa equipe apesar de jovem está preparada e vamos jogar para vencer”, conclui Oliver.


Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado