Esporte

Velocidade na Terra deve apontar vários campeões neste domingo
22-11-2006 10:49

Com a realização da sua oitava etapa neste domingo (26/11), no Autódromo Afonso Pena, em São José dos Pinhais, a Copa Paraná de Velocidade na Terra deverá apontar os campeões de várias categorias. Novidade na temporada, principalmente por sediar as etapas exclusivamente na pista são-joseense, o que faz reduzir consideravelmente o custo para as equipes, a Copa Paraná deverá contar com mais de 70 carros, que disputarão as categorias Fusca Velocidade, Novatos, Turismo, Marcas, Hot Dodge e Stock Car. A corrida, organizada pela AGV Promotora de Eventos, também valerá pela 9ª etapa do Paranaense de Velocidade na Terra e 4ª do Paranaense de Autocross e Fusca - Cross.

Não obstante a indefinição dos campeões das seis categorias, certamente este final de semana será de muita festa para várias equipes, principalmente por alguns pilotos terem, durante a sétima etapa, praticamente colocado as duas mãos nos respectivos títulos.

Na Hot Dodge, Ivan Ribeiro na Hot Dodge depende de apenas um ponto para conquistar o campeonato. Já outros dependem de pouquíssimos pontos para chegarem ao título, como Stive Tokarski na Novatos e Taio Kavilhuka na Turismo. “Vou correr pela vitória, mas uma quarta colocação nos garante o título da Turismo. Se não der para vencer, vou administrar a corrida”, frisou Kavilhuka. Na Fusca Velocidade, com a desclassificação de Rogério Melani na sexta etapa, Sérgio Chulik assumiu a ponta da Copa e disputa o título diretamente com Melani. “Apesar deste imprevisto, vou fazer o máximo para reverter a situação e levar a decisão para a última etapa”, destacou Rogério Melani, que busca mais um título na categoria.

Por outro lado, a Marcas será decidida diretamente entre os curitibanos José e Christiano Bornemann -pai e filho- e ainda o joinvilense Betão Brietzig. Raul Andretta também tem chance, mas precisará contar com muita sorte. A Stock Car é mais uma categoria que dificilmente apontará seu campeão, com a disputa do título estando voltada para Tancredo Faria e Andrey Capanema. “São 11 pontos de diferença entre mim e o Tancredo. Como ainda tem esta etapa e mais uma, a nossa equipe continua trabalhando muito em busca do título”, disse Capanema.

Apesar de não estarem na luta pelos títulos, vários outros pilotos estão entusiasmados com a prova, já pensando em 2007. Um deles é Renato Nasato, da Novatos, que fez a sua estréia em junho deste ano. “Nunca havia competido e dentro da pista não é a mesma coisa que se ver uma corrida do lado de fora. Disputei três provas e já marquei meus primeiros pontos, apesar do alto nível de competitividade. Vou fazer destas duas últimas etapas uma preparação, visando a próxima temporada.”, ressaltou o piloto da Crystal/ Autogol/ NCS Arruelas.

Os treinos classificatórios acontecem no sábado e as provas terão início às 9h00 do domingo. Os ingressos continuam custando R$ 7,00, com menores de até 10 anos não pagando entrada. Maiores informações pelo telefone (41) 3383-5868 ou através do site www.velocidadenaterra.com.br

CLASSIFICAÇÃO DA COPA PARANÁ
FUSCA VELOCIDADE: 1º) Sérgio Chulik, 111 pontos; 2º) Rogério Melani, 103; 3º) Milton Batista, 90; 4º) Juliano dos Anjos, 84; 5º) Fabrício Rossatto, 68; 6º) Eduardo Pietrovski, 63. NOVATOS: 1º) Stive Tokarski, 68; 2º) Rafael Wollinger, 54; 3º) João Stabach, 51; 4º) Paulinho Camargo, 38; 5º) Hemerson Pampuch, 37; 6º) Carlos Eduardo Kavilhuka, 29. TURISMO: 1º) Ricardo Kavilhuka, 66; 2º) Gedson Gonçalves, 49; 3º) Ivan Lucio dos Santos, 44; 4º) Cláudio Tucholski, 42; 5º) Helinson Pampuch, 35; 6º) José Henrique Kavilhuka, 27. MARCAS: 1º) José Bornemann e Christiano Bornemann, 53; 3º) Betão Brietzig, 50; 4º) Raul Andretta, 43; 5º) Wilson Kavilhuka, 38; 6º) Edson Magnetti, 31. HOT DODGE: 1º) Ivan Ribeiro, 133; 2º) Luiz Carlos Sequinel, 89; 3º) Marco Pateta Martins, 87; 4º) Altamir Machado Jr, 82; 5º) Markinho Borba, 75; 6º) Luiz Carlos Ribeiro, 55. STOCK CAR: 1º) Tancredo Faria, 105; 2º) Andrey Capanema, 94; 3º) Rogério Melani, 67; 4º) Richardson Moreira, 59; 5º) João Rodrigo Chemin, 43; 6º) Silvonir Mattos, 37.


POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado