Internacional

Maioria dos haitianos registrados foi às urnas
08-02-2006 21:09

Aloisio Milani
Enviado especial
Foto: Marcello Casal Jr./ABr

Porto Príncipe (Haiti) – Após um dia tumultuado por filas, o Conselho Eleitoral Provisório do Haiti (CEP), órgão responsável pela organização das eleições no país, estima que entre 75% e 80% dos eleitores registrados foram às urnas para escolher o novo presidente do país. Mais de três milhões de pessoas estavam em condições de votar.

As urnas agora estão sob proteção das tropas da ONU, à disposição das autoridades haitianas para serem levadas até os centros de apuração. O resultado será divulgado à medida que os votos forem contados. O diretor do CEP, Jacques Bernard, explica que as cédulas de votação serão plastificadas após a contagem para evitar rasuras e fraudes.

A apuração será feita por duas equipes diferentes, ligadas a um computador central. Qualquer diferença encontrada nas duas checagens paralelas serão investigadas na hora, segundo Bernard. A previsão é que a contagem dos votos siga até sexta-feira. Um centro de divulgação foi montado no Hotel Montana, em Petion Ville, para atender observadores e jornalistas.
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado