Internacional

Nações Unidas propõem à CGU criação de órgão conjunto contra corrupção na América do Sul
27-01-2006 15:16

Brasília - O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Waldir Pires, disse hoje (27) em entrevista à TV Nacional que o Brasil recebeu proposta para firmar um convênio inédito de trabalho. A Organização das Nações Unidas (ONU) sugeriu a constituição de um órgão conjunto, de excelência, para toda a América do Sul destinado a combater as várias modalidades de crime como a corrupção e a lavagem de dinheiro. Com isso, a CGU poderá acompanhar as ações contra a corrupção em toda a América do Sul.

"É a primeira experiência que as Nações Unidas vão fazer e se daria com o Brasil na Controladoria-Geral da União", afirmou Pires. Ele explicou que as articulações para o convênio estão sendo feitas com o Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (Unodc). Segundo Pires, a idéia é que a CGU "desenvolvesse a possibilidade de que as Nações Unidas constituíssem um órgão de excelência para toda a América do Sul".

De acordo com o ministro, a escolha do Brasil para sediar esse organismo junto com a ONU se deve ao trabalho desenvolvido pela CGU no combate à corrupção. Pires lembrou que a CGU tem uma assessoria internacional, uma vez que a corrupção transformou-se em um problema mundial.

O ministro revelou que, de acordo com estudos do Banco Mundial, a corrupção é responsável, por exemplo, pelo desvio de aproximadamente US$ 1 trilhão do volume da lavagem de dinheiro. "A lavagem de dinheiro tem na corrupção a sua fonte mais importante, mas do que drogas, mais do que tráfico de armas, mais do que seres humanos".

Benedito Mendonça
Repórter da Agência Brasil


POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado