Meio Ambiente

Comissão de Meio Ambiente discute participação do Brasil no 5º Fórum Mundial da Água
07-03-2008 18:54

Convidados para o 5º Fórum Mundial da Água, que acontecerá em 2009 na Turquia, os senadores da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) começam a debater as questões relativas à gestão de recursos hídricos em audiência pública marcada para as 11h30 de terça-feira (11). A iniciativa do debate é do presidente do colegiado, senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), que em 16 de outubro do ano passado recebeu o convite para o evento do diretor da Agência Nacional de Águas (ANA) Benedito Braga, na mesma reunião da comissão em que foi aprovado requerimento para a audiência.

O objetivo da reunião será é examinar e debater temas para subsidiar a participação dos parlamentares que representarão a comissão no fórum internacional, como explicou Quintanilha ao encaminhar para votação o requerimento da audiência pública.

O 5º Fórum Mundial da Água será realizado no período de 16 a 22 de março de 2009, em Istambul. O evento é organizado pelo Conselho Mundial da Água e pelo governo da Turquia. A primeira edição do fórum ocorreu em 1997, em Marrocos, onde houve uma conscientização da importância de participação não somente dos profissionais do setor, mas também dos homens públicos que tomam as decisões sobre a estratégia da gestão da água.

De acordo com o requerimento da audiência, estão convidados a participar do debate o deputado Nilson Pinto, presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados; a deputada Vanessa Grazziotin, presidente da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, também da Câmara; o diretor-presidente da Agência Nacional das Águas (ANA), José Machado; o vice-presidente do Conselho Mundial da Água e diretor da ANA, Benedito Braga; o secretário nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, Luciano Zica; o vice-diretor-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Geraldo José dos Santos; e o conselheiro da Divisão do Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores Fernando Lima Coimbra.

Da Redação Agência Senado
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado