Meio Ambiente

Livro aborda impactos ambientais do lodo de esgoto na agricultura
29-02-2008 17:21

Desde 1999 a Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, conduz experimentos sobre o impacto ambiental do uso agrícola do lodo de esgoto, para fornecer informações sobre esses impactos de forma continuada e em longo prazo.

Para prestar contas à sociedade sobre esses estudos, a Embrapa lançou o livro “Lodo de esgoto – impactos ambientais na agricultura”, que oferece análises sobre os impactos ambientais do uso continuado do lodo de esgoto em solos tropicais cultivados, permitindo definir protocolos que garantam a segurança ambiental em termos tanto de tratamento final do lodo pelas empresas geradoras quanto de uma correta disposição na agricultura.

Os resíduos sólidos no Brasil são estimados em 100 milhões de toneladas/ano, incluindo o lodo de esgoto. Entre os impactos ambientais relacionados estão a poluição química e biológica do solo e água e a poluição do ar, com conseqüências na biodiversidade e na estrutura e funcionamento dos ecossistemas, que afetam a saúde e o bem estar das populações humanas.

A decisão de se concentrar as atenções nos aspectos ambientais da aplicação do lodo foi importante porque muitas informações sobre o seu potencial como condicionador de solo e fornecedor de nutrientes estavam disponíveis, não ocorrendo o mesmo com os aspectos ambientais, explica o pesquisador Wagner Bettiol, coordenador do projeto e do livro

“Tendo em vista o seu teor de matéria orgânica e elementos químicos, o lodo de esgoto é estudado como fonte de carbono e nutrientes na agricultura, sendo considerado alternativa de baixo custo”, diz Bettiol. “Entretanto, a possibilidade de presença de patógenos e de metais pesados exige cuidados visando a segurança do aplicador e do ambiente”.

“O livro apresenta resultados fundamentais para um tema em que a definição de normas para tratamento, transporte, comercialização e disposição final são urgentes”, enfatiza Bettiol.

Participaram do projeto a Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ), o Instituto Agronômico de Campinas, o Instituto Biológico do Estado de São Paulo, a Universidade Estadual Paulista, a Universidade de São Paulo, a Universidade de Taubaté, a Universidade Federal do Paraná, a Universidade Federal de Lavras e a Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo.

Cada exemplar custa R$ 35,00 e pode ser adquirido pelo email vendas@cnpma.embrapa.br

Cristina Tordin
Embrapa Meio Ambiente
Foto Embrapa
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado