Meio Ambiente

Livro de Nani Góis vai mostrar “Grandes Águas” do Paraná
02-03-2008 13:54

“Cada cachoeira tem sua história e seu entorno”. As belezas naturais do Paraná são o tema do livro “Água Grande, As Cachoeiras do Paraná”, do repórter fotográfico Nani Góis. A obra, ainda em execução, traz imagens, histórias e curiosidades de 70 quedas d’ água do Estado. O projeto teve início há dez anos e para concretizá-lo o fotógrafo percorreu mais de 7 mil quilômetros.

“A idéia do projeto teve início em 1998, quando eu viajava a trabalho para Prudentópolis. O motorista que me acompanhava na época me falou das cachoeiras maravilhosas da região. A partir daí aquelas imagens não saíram mais da minha cabeça. Comecei a fotografar as cachoeiras mais altas que encontrei. Este livro é para mostrar as belezas do Paraná, belezas que poucas pessoas conhecem”, afirma.

O fotógrafo conta que as imagens variam desde lugares clássicos, como as Cataratas do Iguaçu; históricas, como as Sete Quedas; até as de difícil acesso, como as de São Jerônimo da Serra. “O conjunto de fotos é uma homenagem à água do Paraná, um Estado cujo nome em tupi significa rio. Espero que os retratos motivem a beleza, a aventura, a preservação”, diz Nani.

Nani Góis é repórter fotográfico há 35 anos. Trabalhou para os jornais Panorama e O Globo e para as revistas Placar e Veja. Foi contemplado com os prêmios Nikon de fotografia, Rosto das Américas (EUA), foi destaque nos prêmios da Editora Abril, participou de duas reportagens ganhadoras do Premio Esso, e ganhou o prêmio de reportagem da Editora Abril.

O fotógrafo busca patrocínio para concluir o seu trabalho. A Bacia Hidrográfica do Paraná tem 397.905,5 km² é a segunda maior do País, só perdendo para a Bacia Amazônica, e se estende entre Brasil, Uruguai, Bolívia, Paraguai e Argentina, apresentando o maior aproveitamento hidrelétrico do Brasil, com a Usina Hidrelétrica de Itaipu.

AEN
Foto:Nani Gois
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado