Meio Ambiente

Lixo irregular prejudica escoamento de água em dias de chuva no Litoral
31-01-2008 17:05

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e suas autarquias – Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Superintendência de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa) – está reforçando a orientação a moradores e veranistas do litoral para que dêem à destinação adequada aos resíduos gerados. Isso porque nos últimos 12 dias de chuva ininterrupta o lixo foi a principal causa de obstrução dos bueiros – responsáveis pelo escoamento da água da chuva.

“O apoio da população colocando o lixo em locais altos, em sacos plásticos adequados e nos horários em que os caminhões de coleta passam é fundamental para evitarmos alagamentos, doenças e ainda contribuirmos com a qualidade da água para banho no litoral”, alertou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, lembrando que o grande número de pontos impróprios para banho deve-se, principalmente, ao esgoto, resíduos de fossas e lixos levados pela chuva aos canais que desembocam no mar.

De acordo com o secretário de Obras Públicas e Urbanismo de Matinhos, Luiz Carlos Vanali, cerca de 60% dos bueiros estavam entupidos por lixo na manhã da última quarta-feira (30), após as fortes chuvas e enchentes ocorridas.

“Muitas ruas foram alagadas em virtude de plásticos e resíduos diversos que são levados pela água para os bueiros, deixando-os entupidos”, alertou o secretário da pasta responsável pela retirada do lixo dos bueiros e galerias pluviais.

DICAS - Além disso, outra dica fica para as pessoas que estão fazendo ou pretendem iniciar uma reforma: nunca começar a construir sem uma caçamba adequada para depositar entulhos e areia, que deve ser colocada sobre a calçada ou no pátio do terreno. “A areia é outra grande vilã no entupimento das saídas de água para as galerias pluviais”, destacou Luiz Carlos.

A grama cortada no quintal também deve ser acondicionada devidamente em sacos plásticos reforçados para não entupir as saídas de água. Em relação à poda de árvores, os municípios orientam para que seja feita entre segunda e quarta-feira – período em que há menor número de veranistas no litoral e, consequentemente, menor volume de lixo gerado para o recolhimento.

HORÁRIOS DE COLETA – A coordenadora do Programa “Nossa Praia é Limpeza” do IAP, Adriana Ferreira, destacou que a população deve ficar atenta aos horários diferenciados em que passam os caminhões responsáveis pela coleta de lixo domiciliar e coleta de lixo seletiva (resíduos recicláveis). “Aconselhamos a população para que coloque os lixos orgânico e reciclável em sacos de cores diferentes”, lembrou Adriana.

A coleta seletiva está sendo realizada das 6 às 12 horas nos municípios de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná. O governo disponibilizou três caminhões para a coleta de resíduos recicláveis durante a temporada. Em Matinhos, que inclui o balneário de Caiobá, a coleta ocorre segunda, quarta e sexta-feira. Nos balneários de Flamingo e Monções a coleta é feita na terça e quinta-feira e aos sábados. Em Pontal do Paraná, o caminhão da coleta seletiva de lixo passa na segunda-feira no balneário de Praia de Leste, terça-feira em Santa Terezinha, quarta-feira em Ipanema, quinta-feira em Shangrilá, sexta-feira em Atami e sábado em Pontal do Sul.

Em Guaratuba, a coleta seletiva acontece de segunda-feira a sábado nos bairros Centro, Figueira e Brejatuba; na terça e quinta-feira e no sábado nos bairros Barra do Saí, Coroados, Nereidas e Eliana. No outro lado do município, nos bairros Mirim, Piçarras, Carvoeiro, Canela, Cohapar, Caieiras, Esperança a coleta ocorre segunda, quarta e sexta-feira.

COLETA DOMICILIAR - A coleta dos resíduos domiciliares é feita diariamente. “Para os bairros mais próximos dos centros dos balneários a coleta acontece todo o dia, das 7h às 18h. Já para os bairros mais afastados a coleta é feita em dias alternados no mesmo horário. O aconselhável é que o morador procure deixar nas lixeiras o volume durante a noite, garantindo a coleta no outro dia”, informou o diretor de Saneamento Ambiental da Suderhsa e coordenador das ações da autarquia da Secretaria do Meio Ambiente na temporada, Jorge Augusto Callado.


AEN
Foto:Roberto Corradini
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado