Meio Ambiente

Ministro da Agricultura lança tecnologias da Embrapa no Show Rural
30-01-2008 19:01

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, e o diretor-presidente da Embrapa, Silvio Crestana, irão lançar três novas tecnologias para a agropecuária brasileira, amanhã, dia 31, quinta-feira, às 11 horas, na Vitrine de Tecnologias da Embrapa, no Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR).

Os lançamentos são o Kit de Análise de Biogás, o sistema de Produção Integrada de Trigo e a cultivar de soja BRS 282. A BRS 282 apresenta ciclo de maturação semiprecoce, alta capacidade produtiva e resistência ao cancro da haste e aos nematóides de galha, problema que afeta o rendimento da soja. “Em testes da rede de experimentação conduzidos por três anos em 45 pontos, a BRS 282 apresentou rendimento médio de 3.470 kg/ha, o que é 2% acima da média das cultivares com que foi comparada”, explica o pesquisador Antonio Eduardo Pípolo, da Embrapa Soja (Londrina-PR).

A BRS 282 tem ainda como característica a resistência ao cancro da haste e aos nematóides de galha, das espécies M.incognita e M.javanica. O M.javanica tem ocorrência generalizada e o M.incognita predomina em áreas cultivadas anteriormente com café ou algodão.

Produção Integrada de Trigo (PIT) - A Embrapa Trigo (Passo Fundo-RS) está implementando a Produção Integrada de Trigo que, através de um sistema normatizado, garante alimentos rastreados e com qualidade certificada. Esse sistema permite o fornecimento de matéria-prima uniforme, pois os lotes de trigo são segregados no recebimento da unidade armazenadora conforme características de interesse, como cultivar, classe comercial e usos pela indústria (pão, massas, biscoitos, etc.).

“As normas técnicas vão orientar os agentes da cadeia produtiva, indicando o manejo mais adequado em cada etapa na produção de trigo e disponibilizando aos consumidores um produto com qualidade garantida”, ressalta a pesquisadora Casiane Tibola, da Embrapa Trigo.

Kit Biogás


O Kit Biogás é um equipamento que ajudará os agricultores a conhecerem a qualidade do biogás gerado nas propriedades rurais. No caso da suinocultura, o biodigestor utiliza os dejetos gerados pelos animais
para gerar um combustível renovável, que é reutilizado na propriedade para gerar calor ou energia elétrica. Assim, o produtor, além de tratar corretamente do ponto de vista ambiental os dejetos animais, ainda pode reduzir o custos na propriedade.

Mas para que o biogás possa ser aproveitado de forma maximizada, o gás metano deve ter predominância de 70% ou mais do volume total de gases gerados. É exatamente essa informação que o Kit Biogás dá de forma rápida e eficiente. “Medir a qualidade do gás é importante do ponto de vista econômico e ambiental”, afirma Aírton Kunz, pesquisador da Embrapa Suínos e Aves.


Lebna Landgraf
Foto Embrapa
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado