Meio Ambiente

No Litoral apenas dois pontos estão impróprios para banho
31-01-2020 18:14

O sétimo Boletim de Balneabilidade, emitido nesta sexta-feira (31) pelo Instituto Água e Terra, aponta que apenas dois locais continuam impróprios para banho nessa semana: Ponta da Pita, em Antonina; e o Rio Marumbi, próximo à ponte Estrada Anhaia, em Morretes. No Interior, todos os locais continuam em boas condições.



“A situação do Rio Marumbi ainda não se normalizou, continua com material de esgoto na água”, diz a gerente de Licenciamento Ambiental do Instituto Água e Terra, Ivonete Coelho.



Anualmente, técnicos do instituto monitoram a qualidade das águas no período de maior fluxo de veranistas para avaliar a concentração das bactérias Escherichia coli (E.coli) na água. Quanto maior a quantidade, maior a possibilidade da existência de agentes patogênicos que podem colocar em risco a saúde dos banhistas, provocando problemas gastrointestinais, como vômitos e diarreias.



LITORAL – São monitorados 49 pontos de toda a orla: 13 em Guaratuba, 14 em Matinhos, 11 em Pontal do Paraná, 6 na Ilha do Mel, 3 em Morretes e 2 em Antonina.



O boletim também aponta dez rios, canais e galerias considerados permanentemente impróprios para banho no Litoral, independentemente da época do ano. No boletim, eles estão destacados em letras maiúsculas.



INTERIOR - No Interior são monitorados pontos de prainhas e rios nas cidades de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Missal, Santa Helena, Entre Rios do Oeste, Marechal Cândido Rondon e Primeiro de Maio.



SINALIZAÇÃO – O veranista pode se orientar de acordo com as bandeiras na orla das praias, nos rios e nos reservatórios, que indicam se os locais estão próprios ou impróprios.



A sinalização informa a condição da água a 100 metros à direita e à esquerda de cada bandeira. A cor vermelha significa que a água não é recomendada e a azul que a região está própria para banho.



 



Agência Estadual de Notícias

POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado