Meio Ambiente

Oficina ensina veranista a produzir brinquedos com material reciclável
28-01-2008 18:38

Materiais jogados no lixo - como garrafas pet, palitos de sorvete, tampas de garrafas e pedaços de arame - são higienizados e utilizados como matéria-prima na confecção de brinquedos, roupas e outros itens nas mãos de João Alberto de Andrade, o João do Lixo. A oficina do artista faz parte das atividades da Paraná Esporte no projeto Viva o Verão e do programa Com Ciência.

Movido pela conscientização ambiental, João do Lixo, que trabalha com materiais recicláveis há 15 anos, viaja todo o Brasil ensinando jovens e adultos a transformarem o que seria jogado fora em algo útil, contribuindo para a redução da produção de lixo doméstico, melhora da qualidade de vida e preservação do meio ambiente. O objetivo do artista é formar multiplicadores, pessoas que participem e passem adiante a arte que aprenderam e a mensagem do cuidado com a natureza.

Para o público infantil, João trabalha na confecção de brinquedos, como cata-ventos, animais de pequeno porte, plantas, flores, entre outros. Já para os adultos, o artesão ensina a realizar a customização de camisetas, possibilitando que as roupas velhas possam receber uma “cara nova” para que sejam reaproveitadas. Ainda, João atua com dependentes químicos, grupo de artesões e da terceira idade.

Multiplicadores - Passar à frente o que aprendeu é a motivação que levou Maria de Jesus Ribeiro de Lima a participar da atividade. Ela quer ensinar os netos e as crianças carentes da Associação de Moradores do bairro em que reside em São José dos Pinhais. “Vou ensinar meus cinco netos assim que encontrar com eles”, disse Maria. A avó também parabeniza o Governo do Paraná e a Paraná Esporte pelo projeto Viva o Verão. “O Requião está de parabéns, está tudo ótimo e eu vou voltar todos os dias”, revelou.

A professora Maria Helena Vieira, que trouxe a filha Esthefany para aprender a fazer o cata-vento, também pretende ser uma multiplicadora. “Eu quero ensinar as crianças do colégio em que eu trabalho, pois a reciclagem ajuda na preservação ambiental e é uma diversão”, ressaltou. Já em Esthefany ficou a vontade de voltar para outras aulas. “Eu quero voltar, foi muito legal”, resumiu.

Cidadãos comprometidos - Para o diretor-presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde, ações como esta enriquecem cada vez mais o projeto Viva o Verão. “O trabalho de conscientização ambiental mostrando o que pode ser feito com o lixo reciclável na prática é muito importante, pois ultrapassa a barreira do discurso. Este trabalho sendo realizado, principalmente, com crianças e jovens tende a formar cidadãos mais comprometidos com a preservação ambiental, contribuindo para a melhora da qualidade de vida de todas as pessoas”, destaca.

Para o artesão João do Lixo, a aceitação dos veranistas está sendo muito boa. “Chegaram a participar 120 pessoas em um único dia”, contabiliza. Após passar pelos balneários de Caiobá, Ipanema e Guaratuba, o artista ficará com sua tenda até o dia 3 de fevereiro, em Shangrilá. O horário de atendimento é das 8 às 12 horas e das 16 às 20 horas.


AEN
Foto:Freddy Pinheiro
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado