Meio Ambiente

Sanepar, IAP e Poder Judiciário vão fiscalizar fossas sépticas no litoral
23-01-2008 12:12

Os proprietários de imóvel do Litoral paranaense agora têm nova tarefa. Nas regiões onde já existe a rede coletora de esgoto, eles devem esgotar, desinfetar e aterrar as fossas. Onde ainda não há rede coletora disponível, as fossas devem ser limpas periodicamente. Para isso, a Sanepar, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Poder Judiciário vão promover uma campanha para alertar sobre a limpeza, aterro e regularização de fossas sépticas.

“Esta é a segunda fase da campanha, agora voltada especialmente para os que ainda não têm a rede disponível ou, para quem já está ligado, mas ainda mantém a fossa aberta, o que contamina o lençol freático e, mais adiante a praia”, explica o presidente da Sanepar, Stênio Jacob.

A segunda fase da campanha da Sanepar no litoral terá dois objetivos básicos: orientar o dono do imóvel onde já existe rede disponível, para desativar a fossa séptica, e esclarecer àqueles que ainda não têm o serviço de coleta de esgoto, para que construam corretamente a fossa séptica e mantenham limpas as existentes.

Para todos os proprietários, serão dados os telefones de empresas credenciadas junto ao IAP e Sanepar que estão aptas a efetuar os serviços de limpeza. A lista também pode ser encontrada no site da Sanepar – www.sanepar.com.br. Nos caminhões destas empresas estão fixados adesivos que informam sobre o credenciamento.

Embora a companhia seja responsável apenas pelo sistema de coleta e tratamento do esgoto instalado, para melhorar a balneabilidade das praias, a Sanepar está produzindo material educativo para mostrar a importância de a fossa ser construída de acordo com padrões técnicos, para que funcione sem prejudicar o meio ambiente. O dono do imóvel também vai ser orientado sobre a necessidade de manter a fossa limpa. O material educativo será entregue em todos os imóveis por onde a rede de esgoto ainda não passou,

VARREDURA - Para intensificar o trabalho de despoluição das praias do litoral, a Sanepar começou esta semana a Operação Varredura, em Guaratuba, com vistoria das ligações de esgoto e identificação de fossas ainda ativas.

A diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa, informa que a varredura vai ocorrer na região da bacia do Rio Brejatuba, onde existe rede coletora há mais de 15 anos. “Vamos repassar a vistoria nos imóveis para avaliar as condições e a qualidade das ligações, verificando se ainda existem fossas ativas. Isso porque é um local de muitas construções antigas que não passaram por reforma e podem estar contaminando o mar”, enfatizou Maria Arlete.


Empresa credenciadas pela Sanepar para atuar no Litoral

- Desentupidora Atlântica – (41) 3458-6077 - Matinhos, Pontal do Paraná e Morretes
- RN Paiva & Cia - (41) 3453-0500 - Matinhos e Pontal do Paraná
- Polyvalente Desentupidora Hidro e Saneamento Ltda. - (41) 9998-0500 - Matinhos e Pontal do Paraná
- Esgofoz - (41) 3452-6166 - Matinhos
- Limpa Fossa Litoral - (41) 3457-9932 - Matinhos
- Chamou Chegou - (41) 3458-2880 - Pontal do Paraná
- Desentupidora Lina - (41) 8445-4816 - Pontal do Paraná
- Limpa Fossa Dois Irmãos - (41) 9955-2949 ou (41) 9128-1260 - Pontal do Paraná
- Esgotek Desentupidora e Auto Fossa Ltda. - (41) 3472-1105 - Guaratuba


AEN
Foto:João Henrique
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado