Meio Ambiente

Sanepar reforça equipe para fiscalizar lançamento irregular de esgoto no litoral
29-01-2008 18:45

A Sanepar intensificou a fiscalização das ligações de esgoto, em Guaratuba. Cerca de 40 empregados da empresa, que atuam em diversas cidades do Paraná, foram levados para o Litoral para reforçar o trabalho. Eles estão vistoriando todos os imóveis onde já existe rede coletora de esgoto. Nos locais em que a rede ainda não passou, eles orientam sobre a necessidade de construção de fossas sépticas e a limpeza periódica das já existentes. A ação conta com o apoio do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Força Verde e Poder Judiciário.

Em seis dias da segunda etapa do Programa “Se ligue na Rede”, em Guaratuba, as equipes vistoriaram 2.184 imóveis, destes 786 receberam o certificado de regularização. No mesmo período, foram notificados 27 imóveis que estavam com fossas irregulares.

A maior dificuldade encontrada pelas equipes da empresa ainda é a ausência dos moradores. Cerca de 35% das residências estavam fechadas. O presidente da Sanepar, Stênio Jacob, afirma que a Sanepar vai continuar o trabalho de orientação e fiscalização até que todos os imóveis estejam regulares. “Vamos manter as ações durante o ano todo e vamos utilizar todos os mecanismos possíveis para que sejam eliminados todos os lançamentos irregulares”, acrescentou.

PROJETO-PILOTO – A metodologia de trabalho e a forma de intensificação do programa “Se Ligue na Rede”, que está sendo desenvolvida no Litoral do Paraná, também será estendida a todas as cidades do Estado.

De acordo com a diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa, os empregados que vieram ao Litoral estão sendo treinados para levar às suas cidades o conhecimento e experiências adquiridos. “O Governo do Estado tem uma política de saneamento e a companhia está cumprindo esta política, que é promover a saúde pública e contribuir para a despoluição, não só do mar, mas de todos os rios do Paraná”, completa.

O programa tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância de fazer corretamente a ligação do esgoto à rede coletora da Sanepar.

LACRES – Até segunda-feira (28), a Sanepar já havia lacrado 41 saídas de esgoto irregulares em Matinhos e Guaratuba. O trabalho conta com o apoio do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Força Verde. Os lacres evitam que o esgoto seja lançado diretamente em canais, galerias ou no mar. Além dos lacres, foram realizadas 29 autuações.


AEN
Foto:João Henrique
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado