Política

Em março, Câmara começa a votar fila de processos de cassação
27-02-2006 00:43

Alessandra Bastos e Aloisio Milani
Repórteres da Agência Brasil

Brasília – O julgamento dos parlamentares suspeitos de quebra de decoro, e cujos processos foram abertos durante a onda de denúncias da crise política, deve entrar em fase final no mês de março, quando o plenário da Câmara dos Deputados começa a votar os relatórios aprovados pelo Conselho de Ética. Seis deles estão prontos para votação. Veja abaixo a lista completa.

Na semana passada, o presidente da Câmara, Aldo Rebelo, afirmou que dará prioridade de votação aos processos por quebra de decoro parlamentar e às medidas provisórias com prazo de tramitação vencido. Os trabalhos do Congresso voltam ao normal a partir do dia 6. E até a quarta-feira (8), os processos contra os deputados Professor Luizinho (PT-SP) e Roberto Brant (PFL-MG) devem entrar na pauta no plenário.

A maioria dos processos envolve as denúncias de uso de recursos repassados pelo publicitário Marcos Valério. Mas também há casos como o do deputado Onyx Lorenzoni (PFL-RS) instaurado após a divulgação de dados sigilosos das CPIs e também o da deputada Zulaiê Cobra (PSDB-SP), em que o PT fez uma representação contra a parlamentar após uma acusação de que o partido teria mandado assassinar o prefeito de Santo André, Celso Daniel.

De acordo com presidente do Conselho, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), quatro relatórios devem ser concluídos em março. O primeiro, que deve ser votado no dia 7 de março, trata do processo disciplinar contra o deputado João Paulo Cunha (PT-SP).

Saiba como está a situação dos processos no Congresso:

Cassados:
José Dirceu (PT-SP)
Roberto Jefferson (PTB-RJ)

Renunciaram antes da abertura dos processos:
Bispo Rodrigues (PL-RJ)
Valdemar Costa Neto (PL-SP)
Paulo Rocha (PT-PA)
José Borba (PMDB-PR)

Absolvidos:
Sandro Mabel (PL-GO)
Romeu Queiroz (PTB-MG)

Aguardam julgamento em plenário:
Professor Luizinho (PT-SP)
Roberto Brant (PFL-MG)
João Magno (PT-MG)
Pedro Correa (PP-PE)
Pedro Henry (PP-MT)
Wanderval Santos (PL-SP)

Aguardam posição do Conselho de Ética:
João Paulo Cunha (PT-SP)
José Janene (PP-PR)
José Mentor (PT-SP)
Josias Gomes (PT-BA)
Vadão Gomes (PP-SP)
Zulaiê Cobra (PSDB-SP)
Onyx Lorenzoni (PFL-RS)

POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado