Política

Falta de acesso a informações públicas favorece corrupção no Brasil, diz Cláudio Weber Abramo
31-01-2006 20:14

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A dificuldade de acesso a informações que deveriam ser públicas é uma das características que favorecem a prática de corrupção no país. A avaliação é do diretor executivo da organização não-governamental (ONG) Transparência Brasil, Cláudio Weber Abramo, que hoje (31) falou sobre o tema na sub-relatoria de Normas de Combate à Corrupção da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Correios.

Segundo ele, é preciso fazer valer as leis de acesso à informação pública no Brasil. "Se eu requisitar uma informação a um agente público tenho que ser atendido", disse, citando como exemplo a dificuldade enfrentada pela ONG que preside em saber quantas pessoas ocupam atualmente cargos em comissão (funcionários que contratados sem a realização de concurso para trabalhar em órgãos públicos). Ele estima que existam hoje cerca de 22 mil cargo comissionados no Brasil.

Recentemente, acrescentou Abramo, a Transparência Brasil encaminhou um pedido ao presidente da CPMI dos Correios, senador Delcídio Amaral (PT-MS), para que a comissão solicite à Casa Civil uma lista com os nomes dos que ocupam esse tipo de cargo. O pedido foi entregue ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que deve repassar à Casa Civil.
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado