Política

JK foi o único presidente a cumprir o projeto anunciado na posse, diz Renan
31-01-2006 20:39

"A história - injusta para uns, implacável para outros - reputa a JK a fama de ter sido o único presidente a tomar posse com um projeto e terminar o seu mandato com esse projeto cumprido", comentou o presidente Renan Calheiros (PMDB-AL), na abertura da Hora do Expediente da sessão desta terça-feira (31), cujo tempo foi destinado a homenagear o ex-presidente Juscelino Kubitschek. Há 50 anos, no Palácio Tiradentes, no Rio de Janeiro (então capital brasileira), JK tomava posse como presidente da República dos Estados Unidos do Brasil.

O projeto anunciado por JK na sua posse, lembrou Renan, foi baseado em um plano de metas cujos pilares foram energia, transportes, alimentação, educação e indústria de base. Assumindo como lema de governo "50 anos em cinco", destacou o presidente do Senado, Juscelino assumiu a Presidência da República disposto a transformar o Brasil de um país agrário em uma nação cuja industrialização seria a senha para o seu desenvolvimento e para a geração de emprego e renda.

Na avaliação do senador por Alagoas, nas eleições deste ano muitos candidatos a presidente da República subirão em palanques se espelhando em JK, aproveitando o legado da modernidade deixado pelo ex-presidente. A este respeito, ele citou alerta da professora de sociologia da Universidade de São Paulo (USP), Maria Victória Benevides, autora do livro "O governo Kubitschek: desenvolvimento econômico e estabilidade política".

- Na campanha presidencial deste ano, todos vão querer tirar uma casquinha de JK. Mas ninguém pode ser equiparado a ele. Depois de Juscelino, nenhum presidente realizou um plano de desenvolvimento com política industrial. Ele foi um grande político, independentemente de suas qualidades e seus defeitos. Teve um grande sentido de construção de nação - citou Renan.

Roberto Homem / Repórter da Agência Senado
Foto : Roosevelt Pinheiro
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado