Política

Novo prédio do Centro Cívico vai ser inaugurado dia 19 de dezembro
02-11-2006 21:47

O novo prédio do governo do Paraná, no Centro Cívico, em Curitiba, será inaugurado no dia 19 de dezembro, data em que o Paraná comemora sua emancipação política. O esqueleto da obra que simbolizava o descaso no uso de verbas públicas dá lugar a um edifício moderno, que vai centralizar a administração e facilitar o acesso da população aos serviços públicos.

“O governador Roberto Requião será o primeiro a ocupar o novo prédio”, informou o secretário de Obras Públicas, Luiz Caron, ao inspecionar o prédio em companhia da secretaria da Administração, Maria Marta Lunardon.

Depois do gabinete do governador, serão transferidos para o novo edifício os funcionários do Palácio Iguaçu, que será reformado no ano que vem. As primeiras Secretarias de Estado a ocuparem o novo prédio serão a de Comunicação, Casa Civil, Casa Militar e Cerimonial. “Planejamento e Administração também deve ser transferidas”, disse Maria Marta. As mudanças devem começar em janeiro de 2007.

O governo estadual investiu R$ 21,5 milhões na recuperação do prédio, que estava abandonado desde 1986. “A centralização vai permitir o entrosamento entre os secretários e as equipes das diversas Secretarias. Bastará caminhar um pouco entre um e outro gabinete para resolver questões, trocar informações. Isso é importantíssimo para a logística do Estado”, afirma Maria Marta.

Em meados do ano que vem começa a reforma do Palácio Iguaçu. “Em janeiro começamos a planejar a obra. Vamos fazer uma revisão estrutural e de todas as instalações do Palácio”, afirma Caron. Segundo ele, as obras no Palácio devem começar em junho de 2007 e demorar pelo menos um ano em meio para ficarem prontas.

A intervenção desse governo no Centro Cívico se iniciou logo após a posse. Em janeiro de 2003, foram retiradas as grades em torno do Palácio Iguaçu. Em fevereiro de 2000, o governo Lerner cercou com grandes o Palácio e a Praça Nossa Senhora da Salete, para evitar que agricultores sem-terra reocupassem o local de onde foram expulsos. Menos de quatro anos depois, o governo Requião completa a intervenção com a inauguração do prédio.

A primeira fase da remodelação do antigo prédio do Fórum, com o desmonte dos quatro pavimentos superiores, começou em agosto de 2004. Essa etapa foi concluída em maio de 2005. O desmonte resultou em 5 mil metros quadrados de placas de concreto, que foram utilizadas em outras obras. O restante do material foi transformado em 124 mil blocos de concreto, utilizados na segunda fase da obra. O Provopar recebeu a doação de 60 toneladas de ferro.

Com o desmonte, foram retirados aproximadamente 10 mil metros quadrados de área e o prédio passou a ter 29,7 mil metros quadrados. Na segunda fase da obra foi feito o reforço estrutural, com adição de pilares e vigas, e a implementação do novo projeto arquitetônico, que redefiniu o aproveitamento dos espaços e incluiu o uso de materiais modernos, como placas de alumínio, vidro e granito.

História - O Centro Cívico é o centro do cidadão, onde se resolvem os assuntos com o Poder. O nome do bairro começou a surgir durante os anos 40 do século passado, quando o urbanista francês Alfred Agache incluiu a criação de um Centro Cívico entre as propostas para o novo Plano Urbano de Curitiba. O Plano Agache concebia o local como “uma praça de características especiais, dos edifícios destinados aos altos órgãos da administração Estadual que além da função de centro de comando, pudesse bem denominar-se como sendo a sala de visita da cidade, apresentando um conjunto de arquitetura especial em harmonia com o tratamento paisagístico da ampla praça central”.

A construção do Centro Cívico foi iniciada pelo governador Bento Munhoz da Rocha Neto, que pretendia destinar uma área da cidade para ser o centro administrativo do Estado e do Município. Projetado pelo arquiteto Xavier Azambuja, o Centro Cívico foi inaugurado em 1953, ano em que o Paraná comemorou seu centenário de emancipação política. Em 1968, o bairro recebeu oficialmente o nome atual.

O Centro Cívico é composto de um conjunto de edifícios onde estão localizados os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Paraná. O complexo abriga o Palácio Iguaçu, a Assembléia Legislativa, o Edifício Humberto de Alencar Castelo Branco e dois blocos formados pelos edifícios Caetano Munhoz e Affonso Alves, onde estão localizadas a maioria das Secretarias do Estado. Também fazem parte do conjunto o Tribunal de Contas, o Tribunal do Júri, o Fórum de Curitiba e a Prefeitura Municipal , além da praça Nossa Senhora da Salete, com 52 mil metros quadrados, projetada pelo paisagista Burle Max.

AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado