Política

PMDB vai decidir entre Chinaglia e Aldo
03-01-2007 21:00

Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Os dois parlamentares que se declararam na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados foram conversar hoje com o maior partido da Casa. O presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), recebeu Arlindo Chinaglia (PT-SP) e o atual presidente da casa, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), candidato à reeleição. "A decisão do PMDB será tomada pela bancada”, afirmou Temer, após as reuniões com Aldo e Chinaglia.

A preferência do peemedebista é que a reunião da bancada ocorra já na próxima semana quando será avaliada a carta enviada pelo então presidente interino do PT, Marco Aurélia Garcia, garantindo o apoio do partido ao PMDB para a presidência da Câmara na legislatura 2009-2010. Em troca, os peemedebistas cederiam ao PT a indicação para a presidência da Câmara na eleição de fevereiro.

Por ter a maior bancada na Câmara, cabe ao PMDB a primeira indicação. Como segundo maior partido na Casa, neste acordo, os petistas cederiam ao PMDB a segunda indicação para compor os cargos da Mesa Diretora.

Na mesma linha de Arlindo Chinaglia, o presidente do PMDB também defendeu a tentativa de construção de uma candidatura única para a presidência da Câmara. “Se pudéssemos ter uma candidatura única seria o ideal”, afirmou. Segundo Temer, este é o desejo de parte da bancada.

Perguntado pelos jornalistas sobre a decisão de Aldo Rebelo em apresentar proposta de apoio semelhante à dos petistas de apoio ao nome de um parlamentar do PMDB na legislatura de 2009-2010, Arlindo Chinaglia afirmou que “a proporcionalidade implica numa regra democrática dado que faz corresponder, no parlamento, o voto da população”. Acrescentou que “PMDB e PT, nesta ordem, são os [partidos] que têm a condição intransferível de produzir um acordo”.


POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado