Política

Renan diz que Senado terá papel revisor na votação do Decreto Legislativo sobre subsídios
20-12-2006 21:25

Em entrevista nesta quarta-feira (20), o presidente do Senado, Renan Calheiros, afirmou que caberá à Câmara dos Deputados a iniciativa de votar o decreto legislativo sobre o reajuste dos subsídios dos parlamentares. Ao Senado, caberá o papel revisor da proposta, acrescentou Renan. O projeto poderá ser votado nas duas Casas até amanhã, segundo o presidente.

- As decisões terão que ser dos Plenários das duas Casas. O ideal é recolher as propostas, sejam quantas forem, e organizar a votação o mais rapidamente possível, para que esse assunto saia da pauta - explicou Renan.

O presidente do Senado acrescentou que tudo será feito de maneira aberta, transparente e democrática. Perguntado sobre gastos do Judiciário, Renan afirmou que não vai tratar de gastos dos outros Poderes no momento, mas somente dos pertinentes ao Poder Legislativo.

- Evitamos um gasto de milhões ao acabar com asconvocações extraordinárias. Além disso, cortamos R$ 24 milhões de custeio em 2005 e, nesse item, vamos chegar a cortes de R$ 50 milhões em 2006 ­ - declarou Renan.

Renan argumentou que é necessário equilíbrio e ponderação nessa questão de salários, porque oBrasil é um país pobre, desigual.

- O Brasil fez uma opção pela democracia representativa e não há democracia representativa sem Parlamento. Se houver erro ou distorção, deve ser corrigido, mas não se pode agredir a instituição, pois estaremos agredindo uma instituição essencial para a democracia - enfatizou.

Geraldo Sobreira / Repórter da Agência Senado
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado