Política

"Viagem foi coroada de êxito", diz Rands
03-02-2006 20:56

O relator-adjunto da CPI dos Correios, deputado Maurício Rands (PT-PE), afirmou, nesta sexta-feira (3), que a viagem dos representantes da comissão aos Estados Unidos da América (EUA), encerrada na quinta-feira, foi "coroada de êxito". Ele informou que as autoridades norte-americanas se comprometeram a cumprir as promessas que já haviam sido feitas e a apressar a transferência dos dados referentes à movimentação bancária do publicitário Duda Mendonça no exterior. Esses dados devem ser recebidos, de acordo com o deputado, nos próximos dias.

- As autoridades norte-americanas se sensibilizaram diante da percepção de que o Brasil vive uma fase crucial. Elas querem colaborar - disse Rands.

O deputado pernambucano foi aos EUA juntamente com o relator da CPI, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), e outro relator-adjunto, deputado Eduardo Paes (PSDB-RJ). Eles estiveram na Promotoria Distrital de Nova York, no Departamento de Justiça, em Washington, e no Financial Crimes Enforcement Network (Fincen), órgão norte-americano responsável pela fiscalização das transações financeiras, equivalente ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) brasileiro.

Rands ressaltou que a colaboração das autoridades brasileiras foi fundamental. Ele não considera procedentes as críticas segundo as quais teria havido má vontade por parte do Ministério da Justiça na solicitação das informações.

- Eles fizeram um trabalho muito bem feito. Só que uma coisa é mandar um papel; outra coisa é olhar nos olhos, como nós fizemos agora - comentou o parlamentar, anunciando uma entrevista coletiva dos três na próxima terça-feira (7).

Raíssa Abreu / Repórter da Agência Senado
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado