Saúde

Anvisa lança campanha informativa sobre gripe aviária em aeroportos
30-01-2006 18:59

Ivan Richard
Da Agência Brasil

Brasília - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) inicia nesta segunda-feira (30) campanha informativa sobre a gripe aviária nos aeroportos internacionais do país, especialmente nos do Rio de Janeiro e de São Paulo. A campanha é voltada aos passageiros que embarcam para os países onde já ocorreram casos da doença ou para as regiões de fronteira com essas nações. Não foi definida data para o encerramento da mobilização.

Segundo o gerente geral de Vigilância Sanitária de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegários, Paulo Ricardo Nunes, nesta primeira fase, serão distribuídos 50 mil marcadores de texto e 60 mil folders (colocadas nos suportes que ficam à frente dos assentos nos aviões) com orientações aos passageiros dos vôos internacionais sobre os cuidados para não pegar a doença. Evitar o contato com aves vivas e a ingestão de alimentos mal cozidos são algumas das recomendações.

"A intenção da Anvisa é proteger as pessoas que estão saindo do Brasil e vão para as áreas de ocorrência de casos, deixando bem esclarecidas dos cuidados que elas devem ter para evitar esse contato e minimizar o risco de contaminação da doença", afirmou Nunes. A campanha faz parte do conjunto de medidas preventivas que o governo está tomando diante de uma eventual pandemia de influenza H5N1, o vírus mais agressivo entre os subtipos causadores de gripe.

Paulo Ricardo Nunes explicou que, nesta fase, a prioridade é informar os passageiros que se deslocam para as regiões onde foram registrados casos da doença. Como ainda não foi confirmada a transmissão do homem para o homem, as pessoas que chegam ao Brasil, neste momento, não representam risco de transmissão do vírus.

"Já estamos nos preparando para lidar com as pessoas que vem dessas áreas", disse o gerente geral. "Vamos intensificar tanto a fiscalização da bagagem assim como pegar dados das pessoas que chegam aqui para que a gente possa identificar rapidamente no caso de alguém apresentar sintomatologia."

Até agora, a gripe aviária (doença infecciosa aguda, transmitida por um dos subtipos mais agressivos do vírus influenza, o H5N1) já causou a morte de 83 pessoas de um total de 152 infectadas. A incidência tem sido maior na Ásia. Por enquanto não houve nenhum registro de transmissão entre pessoas, apenas de ave (frango) para outra do mesmo gênero e de dessas aves para humanos.

Em seis nações foram registrados casos de pessoas que contraíram a doença das aves: Camboja, China, Indonésia, Turquia, Tailândia e Vietnam. Em outros 11 países, o vírus só atacou as aves: Rússia, Romênia, Coréia do Sul, Coréia do Norte, Japão, Malásia, Hong Kong, Mongólia, Laos, Cazaquistão e Ucrânia.
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado