Saúde

Associação Paranaense de Reabilitação comemora 50 anos de atuação na área
30-04-2008 16:52

Neste 1º de maio a Associação Paranaense de Reabilitação (APR) comemora 50 anos de atuação. O cinqüentenário da instituição, parceira do Governo do Paraná no atendimento de portadores de deficiência físico-motora, será comemorado com um jantar dançante e homenagens a funcionários e ex-presidentes, no Clube Círculo Militar.

“A participação da APR na implantação das fases do Centro Hospitalar de Reabilitação (CHR) do Paraná é necessária para atender os objetivos propostos pelo Estado, uma vez que a Associação agrega o conhecimento prático de quem está, há 50 anos, atuando na área” destaca o secretário de Estado da Saúde, Gilberto Martin. No início, a instituição prestava auxílio a crianças vítimas de poliomielite (paralisia infantil).

A experiência e o profissionalismo da entidade foram confirmados quando ocorreu a escolha da diretoria geral do CHR. De acordo com o governador Roberto Requião, os critérios foram competência técnica, dedicação e paixão. “Cadri Massuda é o diretor-geral do hospital por isso. É presidente da APR, se dedica ao tratamento de pessoas especiais há muitos anos. O melhor hospital do Brasil tem que ter o melhor quadro profissional do país”, afirmou Requião durante a assinatura do convênio que oficializou as parcerias do CHR.

“Na época, a APR surgiu para enfrentar um desafio, um surto de poliomielite. Agora estamos enfrentando um segundo desafio, auxiliar na transformação da estrutura física do CHR, referência no tratamento de reabilitação do sistema motor. Não só tratando dos pacientes, mas também atuando junto com a Universidade Federal do Paraná na formação de novos profissionais, para atender todas as regiões do Estado”, ressalta Massuda.

Durante a primeira fase, o CHR irá atender, diariamente, 80 pacientes. O objetivo é atingir a demanda de 400 a 500 pacientes/dia. Os usuários são encaminhados pelo complexo regulador (SUS/SMS). Entre eles, estão amputados, vitimas de seqüelas de acidente vascular cerebral (AVC), entre outras especialidades.


AEN
Foto: AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado