Saúde

Brasil está no caminho certo para enfrentar gripe aviária, diz ministro da Saúde
13-04-2006 19:55

Brasília - O ministro da Saúde, Agenor Álvares, afirmou hoje (13) que o Brasil está no caminho certo para enfrentar a gripe aviária. Segundo o ministro, um grupo de trabalho formado por representantes de 11 ministérios reúne-se quinzenalmente para preparar o país para enfrentar a possível chegada da doença.

Álvares disse que não é possível saber se o vírus vai chegar ao Brasil e considera pequeno o risco, pois o fluxo de aves migratórias para a região está acabando, já que elas começam agora a migrar para o norte. "O risco é pequeno, mas é preciso tomar cuidados", afirmou.

O ministro ressaltou que a população não precisa ter medo de consumir carne de frango, desde que esteja bem cozida, pois o vírus não resiste a altas temperaturas. Na semana passado, lembrou Álvares, o próprio presidente Lula, acompanhado de vários ministros, participou de almoço na sede da Embrapa [Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária] em que os pratos servidos eram feitos com frango.

"Aquilo não era uma atitude demagógica para mostrar para a população. Aquilo foi uma atitude de confiança do governo, principalmente do presidente da República, de que isso não representa risco para a população", afirmou.

Durante o almoço na Emprapa, o governo lançou o Plano de Prevenção da Gripe Aviária. O objetivo é fortalecer a vigilância epidemiológica no Brasil; prover insumos e estratégias, como vacinas e antivirais; prevenir necessidades na área assistencial, como leitos hospitalares, Unidades de Tratamento Intensivo e medicamentos; e elaborar normas técnicas para enfrentamento da influenza.

O ministro da Saúde deu as declarações em entrevista coletiva às emissoras de rádio da Radiobrás (Nacional AM de Brasília, Nacional do Rio de Janeiro e Nacional da Amazônia). A entrevista foi transmitida ao vivo por emissoras que compõem a Rede Nacional de Rádio e contou com a participação de jornalistas de oito emissoras parceiras.

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado