Saúde

Campanha de vacinação contra gripe termina nesta sexta-feira
04-05-2006 19:42

Termina nesta sexta-feira (5) a campanha de vacinação contra gripe para pessoas com 60 anos ou mais de idade. Até terça-feira (2) 481.554 pessoas foram vacinadas, o equivalente a 55.8% da população total de idosos.

No balanço parcial divulgado pela Secretaria de Saúde os índices da campanha, que começou no dia 24 de abril, seguem a tendência dos anos anteriores, o que significa que neste ano o mínimo de 604.100 pessoas - o equivalente a 70% da população na faixa etária de 60 anos ou mais do Estado - deve ser atingido.

Mesmo assim, a Secretaria de Saúde ressalta a importância de que as pessoas que ainda não foram vacinadas procurem um posto. “A vacinação é de suma importância para o idoso, pois o protege de forma menos agressiva de outras doenças que podem se complicar com a infecção e causar mais sofrimento com o risco de internamento”, lembra o secretário Cláudio Xavier.

O objetivo da vacinação é reduzir casos de influenza e suas complicações em idosos, que estão mais vulneráveis às doenças pulmonares agudas como conseqüência da gripe. A coordenadora do Programa de Imunizações da Secretaria de Saúde, Beatriz Bastos Thiel, explica que as doenças cardiovasculares e as patologias crônicas pulmonares estão entre as principais causas de hospitalização de idosos.

Para que todas as pessoas com mais de 60 anos sejam vacinadas, os municípios possuem equipes volantes que se deslocam aos locais de grande circulação de pessoas. Isso tem permitido que o Paraná supere as estimativas. Em 2003, 83,3% dos idosos foram vacinados. Em 2004, o índice chegou a 87,8% e se manteve em 2005 com 744.089 pessoas vacinadas. Neste ano, foram distribuídas um milhão de doses para todos os 2.250 postos de vacinação. A população com 60 anos ou mais representa 8,4% do total de habitantes do Estado.

Prevenção - A influenza (gripe) é transmitida por meio de gotículas ao falar, espirrar ou tossir. A gravidade varia de acordo com a idade, principalmente a partir dos 65 anos. O início é súbito, com febre, calafrio, dores musculares, dor de cabeça e mal-estar que predominam nos primeiros três a quatro dias.

Agência Estadual de Notícias
Foto: Venilton Kuchler/SESA
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado