Saúde

Começa neste sábado vacinação contra a paralisia infantil no Paraná
07-06-2006 00:01

A Secretaria estadual da Saúde começa neste sábado (10) a vacinar todas as crianças com idade entre zero e quatro anos contra a paralisia infantil. O objetivo é vacinar 100% das crianças desta faixa etária, o que eqüivale a 911,6 mil em todo o Paraná. Para isso, serão ofertadas 1,6 milhão de doses. Ao todo serão quase oito mil postos de saúde e mais de nove mil pessoas estarão envolvidas na campanha no Paraná. A vacinação é realizada em duas etapas, a primeira neste mês de junho e a segunda em agosto. A campanha é dividida para que haja oportunidade para os três vírus causadores da poliomielite, e que fazem parte da composição da vacina, sejam implantados no organismo e produzam anticorpos, imunizando as crianças.

Como a doença ainda não está erradicada no mundo, as campanhas nacionais visam obter altas taxas de cobertura vacinal. No Brasil, o último caso de poliomielite aconteceu em 1989. No Paraná esse índice é mais antigo: o último caso registrado ocorreu em 1986. “Contamos com o apoio de todos os pais, mães e responsáveis pelas crianças. É imprescindível vacinar as crianças”, disse o secretário Cláudio Xavier, que é médico pediatra.

Nos últimos anos, o Paraná tem conseguido vacinar sempre mais do que 95% da população nessa faixa etária. Em 2003 foram imunizados na primeira etapa mais de 97%. Em 2004 o índice também chegou aos 97% e no ano passado 95,5% das crianças foram vacinadas. “Para que os índices possam se manter assim estamos trabalhando com força máxima. Este ano ainda comemoramos dezessete anos sem registro da doença no Brasil e vinte anos sem a pólio no Paraná”, explica a diretora do Centro de Informações e Diagnósticos de Saúde da Secretaria, Inês Vian.

Doença – A poliomielite, conhecida também como paralisia infantil, é uma doença infecciosa e altamente contagiosa. Ela afeta o sistema nervoso central e leva a pessoa a ter paralisia com deformidades, podendo chegar à morte. O vírus é transmitido via fecal-oral e persiste até dezessete semanas no ambiente.

Cerca de 90% das pessoas acometidas pelo vírus não apresentam sintoma algum, mas podem espalhar a doença. “Essas campanhas são importantes para que haja um número necessário de crianças que recebam a vacina e que seja capaz de manter a interrupção da cadeia de transmissão da doença, evitando que o vírus retorne”, avisa Inês. Os postos de saúde funcionarão todos os dias das 8h às 17h.

Foto Venilton Kuschler-SESA
AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado