Saúde

Cuidados com medicamentos serão veiculados em 2 mil rádios do Brasil
29-04-2008 17:46

A chefe da Divisão de Vigilância Sanitária de Produtos da Secretaria de Estado da Saúde, Jussara Serrato, foi a mais recente entrevistada do programa radiofônico Viva a Vida, da Pastoral da Criança. Na entrevista, que será veiculada em mais de 2 mil rádios brasileiras, a farmacêutica fala sobre os cuidados que é preciso ter com os medicamentos.

Destacou principalmente os perigos da automedicação; a necessidade de armazenamento em local seguro, bem ventilado e longe do alcance das crianças; e o que deve ser observado nas embalagens (nº de registro no Ministério da Saúde, prazo de validade e composição), entre outras questões.

O programa Viva a Vida começou a ser gravado em 1991, em Teresina e Curitiba. Com duração de 15 minutos, ele é semanal e tem temas voltados à saúde de crianças de 0 a 6 anos, gestantes, campanhas educativas e temas de interesse do dia-a-dia das famílias, como alimentação saudável, por exemplo.

“As significativas informações levadas aos nossos ouvintes são utilizadas também como material educativo na formação dos nossos líderes”, explica Ivo Prati, diretor do programa Viva a Vida da Pastoral da Criança.

Os conteúdos das entrevistas são diversificados. Alguns temas requerem um conhecimento técnico específico. Por isso, a Pastoral da Criança convida profissionais que atuam na Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, em hospitais, universidades e postos de saúde.

Técnicos da Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde também participam deste projeto, abordando temas como intoxicações, dengue, inundações, higiene e saúde, saúde bucal, tuberculose e hanseníase.

“Devido ao interesse crescente pelo programa Viva a Vida, as entrevistas realizadas desde o ano passado ganharam maior ênfase. Elas são mais abrangentes e servem de referência nas nossas bases de atuação”, conta Ivo.

ABRANGÊNCIA – Ainda segundo o diretor do programa, atualmente 2.028 rádios brasileiras transmitem o Viva a Vida, a maioria delas, duas vezes por semana, o que totaliza no período, mais de 2.130 horas de veiculação. As Regiões Norte e Nordeste brasileiras concentram o maior número de rádios: 1.160 emissoras. As demais, estão localizadas nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste (968) e do total (2.128) apenas 5 rádios estão em locais onde não são desenvolvidas ações da Pastoral da Criança.

“A Pastoral da Criança está presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, em mais de 1.800 municípios”, quantifica Ivo, ao dizer que em 2006 e 2007 foram produzidos para divulgação nestes locais 45 spots, 26 programas, três músicas e vinhetas para as rádios, sobre a importância do trabalho da Anvisa e da Vigilância Sanitária para a saúde da população.

Para a produção deste material, a Pastoral da Criança conta com importantes informações dadas por técnicos da Vigilância Sanitária sobre alimentação saudável - da gestante e da criança -; dicas de preparo e higiene na produção de alimentos; produtos de beleza, limpeza e clandestinos; horta comunitária; agrotóxicos; alimentos artesanais; cuidados com a água; medicamentos; perigos do tabagismo; saúde dos viajantes; e serviços prestados à comunidade.


AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado