Saúde

Curitiba se torna a primeira capital a oferecer teste rápido de HIV
07-04-2006 16:26

Curitiba - A capital paranaense será a primeira do país a aplicar os testes rápidos para identificar a contaminação pelo vírus HIV, ligado à Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). A partir de agora, os exames serão feitos por meio de uma técnica laboratorial que permite informar o resultado cerca de 30 minutos depois da coleta do sangue.

Resultado de uma parceria entre Ministério da Saúde, a Prefeitura de Curitiba e o Centers for Disease Control (CDC) de Atlanta (EUA), os novos testes começam amanhã (8), Dia de Mobilização Contra a Aids, em 26 unidades de saúde do município.

Segundo o secretário municipal de saúde, Luciano Ducci, a meta é realizar, no mínimo, 5 mil testes e agilizar o atendimento de quem tiver resultado positivo. Cerca de 400 servidores da área de saúde foram treinados para trabalhar prestando informações.

Cada pessoa receberá individualmente, em sigilo, os resultados dos exames, que são gratuitos. A estimativa é de que menos de 1% de todos os testes dêem HIV positivo. Quem estiver nessa condição, será imediatamente encaminhado para acompanhamento médico e, se necessário, tratamento com remédios.

A testagem rápida engloba técnicas desenvolvidas pela Bio-Manguinhos, da Fundação Osvaldo Cruz, do Rio de Janeiro, e pelo Núcleo de Doenças Infecciosas da Universidade Federal do Espírito Santo. O teste é feito com duas análises de cada amostra de sangue de todas as pessoas que participarem da campanha.

Para os exames com resultado positivo nessas fases, será usada uma terceira forma de análise. A partir de segunda-feira, o teste poderá ser feito no COA – Centro de Orientação e Acompanhamento em Doenças Sexualmente Transmissíveis, em Curitiba. No interior do estado ainda permanecem os testes convencionais, que podem ser realizados em qualquer posto de saúde.

Desde que a Aids começou a ser monitorada em Curitiba, em 1984, foram registrados 7.550 casos (5.093 homens e 2.457 mulheres). Atualmente, no município, cerca de 3,2 mil pessoas estão sob acompanhamento médico e fazendo o tratamento com medicamentos.

Em todo o Paraná, foram notificados, de 1984 a 2006, 16.644 casos de Aids, 15.937 dos quais ocorreram em adultos e 707 em crianças com menos de 13 anos. As cinco cidades com maior número de casos são Curitiba, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu e Paranaguá.

A maior incidência está em Paranaguá. A média de casos novos no estado é de 1,3 mil por ano. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, desde a década de 80, já foram notificados 370 mil casos de Aids. Cerca de 170 mil pacientes estão em tratamento.

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado