Saúde

Dia do Doador de Sangue será lembrado com missa e teatro
24-11-2007 10:41

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), órgão da Secretaria da Saúde, realiza neste sábado (24) um Culto Ecumênico e uma Peça Teatral com o Grupo Processo Artes Mundiais, iniciativa do Laboratório Ligh da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com o objetivo de sensibilizar a população para a doação de sangue e medula óssea. O evento será na sede do Hemepar, na Travessa João Prosdócimo, 145 – Alto da XV.


O evento faz parte das Comemorações do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. “A participação da sociedade é importante, pois o sangue humano é insubstituível, sendo fundamental no tratamento de várias doenças”, disse o secretário da Saúde, Gilberto Martin.

O Hemepar é o banco de sangue público responsável pela coordenação da Política Nacional de Sangue e Hemoderivados no Estado do Paraná, possuindo 24 Unidades que compõem a Hemorede pública do Estado.

Para atender os 40 hospitais conveniados do Sistema Único de Saúde (SUS) em Curitiba, o Hemepar necessita de aproximadamente 150 doações/dia. Para o atendimento de 376 hospitais no Estado, a rede necessita de aproximadamente 500 doações/dia.

“Atualmente a população tem se mostrado mais consciente quanto à necessidade de ser um doador, porém o Hemepar ainda necessita aumentar o número de doações diárias para garantir o atendimento da demanda dos hospitais”, disse o diretor do Hemepar, José Lúcio dos Santos.

Nesta época do ano, quando as pessoas saem de férias, o estoque dos Bancos de Sangue costumeiramente ficam insuficientes. Paralelo a isso, nestas datas aumentam o número de acidentes e atendimentos hospitalares que necessitam de sangue.

O Hemepar faz um apelo à população no sentido de que neste período realizem suas doações de sangue, garantindo estoque suficiente para os atendimentos que se fizerem necessários.

VISITA Durante a última semana, o Hemepar recebeu a visita de representantes do Serviço de Hemoterapia da Nicarágua e da Bolívia, com o objetivo de identificar experiências de êxito e promover a cooperação entre os países.

O Ministério da Saúde selecionou oito Hemocentros para receber a visita de diversos países, no intuito de conhecer o funcionamento das Hemorrede do Brasil. Os Estados foram: Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Brasília, Pernambuco e Amazonas.

Os resultados das visitas foram debatidos em um Encontro realizado em Brasília nos dias 21 a 23 de novembro de 2007, com a participação dos Representantes das Hemorredes e dos visitantes. No Estado do Paraná a visita teve como enfoque o conhecimento da informatização do Sistema Hemovida na rede Hemepar.

DOAÇÕES - De acordo com o Hemepar, os doadores devem seguir algumas orientações:

• Devem ter entre 18 e 65 anos.
• Estar em boas condições de saúde.
• Vir alimentado, evitando alimentação pesada.
• Homens podem doar a cada 60 dias, mulheres a cada 90 dias.
• Apresentar documento oficial de identificação com foto.

Hemepar – A rede possui 24 unidades localizadas estrategicamente em todo Estado. O Hemocentro coordenador, em Curitiba, três regionais em Londrina Maringá e Cascavel, seis hemonúcleos em Guarapuava, Francisco Beltrão, Paranavaí, Apucarana, Campo Mourão e Foz do Iguaçu, além de 14 unidades de coleta e transfusão, em Paranaguá, Ponta Grossa, Irati, Telêmaco Borba, União da Vitória, Palmas, Pato Branco, Goioerê, Cornélio Procópio, Jacarezinho, Toledo, Ivaiporã, Cianorte e Umuarama.

O Hemepar fica na Travessa João Prosdócimo, 145 – Alto da XV.
Disque Sangue: 3262-7676 ou 0800.6454555.

AEN
Foto:SESA
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado