Saúde

Donos de imóveis nas praias devem marcar vistoria da Sanepar pelo 115
28-12-2007 18:39

Os proprietários de imóveis que estiverem descendo para as praias do Paraná, e que ainda não fizeram contato com a Sanepar, têm uma obrigação a cumprir com urgência: telefonar para o 115 e agendar a vistoria da ligação de esgoto.

Pelo telefone, o usuário vai saber se o seu imóvel está sendo contemplado com a nova rede coletora de esgoto; se o imóvel apresenta pendência quanto à fiscalização ou se o serviço de coleta e tratamento de esgoto será disponibilizado no futuro.

A diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa, esclarece que a participação de todos os proprietários de imóveis é fundamental para assegurar a despoluição das praias. “Em média, cada família no litoral, gera 15 mil litros de esgoto por mês. Este volume é potencializado no período de alta temporada, quando há maior número de pessoas em cada imóvel”, explica.

Para que as praias do Paraná possam oferecer tranqüilidade e segurança, o governo do Estado vem investindo pesado em obras de grande porte. Até agora foram aplicados R$ 141 milhões na construção de estações de tratamento de esgoto, estações elevatórias e rede coletora nos municípios de Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Morretes e Guaraqueçaba. Em Matinhos estão sendo aplicados outros R$ 800 mil em intervenções para impedir que o esgoto chegue ao mar.

Todos os proprietários dos imóveis estão sendo convocados para fazer a vistoria da ligação de esgoto. Muitos donos de casa na praia estão poluindo a água do seu banho de mar e nem sabem. Somente durante a vistoria, em cada imóvel, é possível confirmar se aquela ligação está correta. “Basta telefonar para o 115 e agendar a visita dos técnicos para garantir praia saudável para todos”, reitera Arlete.


AEN
Foto:Marcelo Ribeiro
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado