Saúde

Donos de imóveis no litoral devem entrar em contato com a Sanepar
03-11-2007 00:54

A Sanepar está novamente à disposição dos moradores e veranistas do litoral, neste fim de semana prolongado (2, 3 e 4), para vistoriar as ligações de esgoto à rede coletora, em Matinhos e Guaratuba. O agendamento das vistorias deve ser solicitado pelo telefone 115, ou nos escritórios da empresa.

Em Guaratuba, 1.547 proprietários necessitam entrar em contato com a Sanepar e, em Matinhos, são 1.985 ligações pendentes. Estão incluídos os imóveis que já possuíam ligação de esgoto e os que a empresa liberou a ligação domiciliar há pouco tempo.

Ao chegar no litoral, os proprietários receberão vários apelos para que aproveitem o feriado para regularizar a ligação do esgoto de seu imóvel à rede coletora da Sanepar. Com as campanhas “Melhorar a qualidade da água do seu banho de mar depende de um telefonema. Ligue 115”, ou “Esta casa é amiga do mar. A ligação de esgoto está correta!”, a Sanepar espera melhorar a balneabilidade das praias. O esgoto deve ser enviado para a rede da Sanepar ou retido em fossas sépticas que funcionem adequadamente. “O esgoto nunca deveria ser lançado na galeria de água da chuva”, explica o presidente da Sanepar, Stênio Jacob.

IRREGULARES – Durante vistorias, os técnicos da Sanepar descobriram que, em Matinhos, são 545 ligações de esgoto que estão irregulares. Em Guaratuba, são 541 imóveis na mesma situação. As irregularidades podem ser: ter rede coletora na rua e ainda estar despejando o esgoto na galeria de água da chuva; ter rede coletora na rua e ainda não ter feito a ligação domiciliar.

Cada situação é específica. Por isso, Stênio explica que é importante que todos façam contato com a Sanepar o mais rápido possível. “Estamos preparando o Litoral para a próxima temporada e para que o veranista tenha lazer com mais saúde. As pessoas devem ligar para o 115”, apela.

Para agendar a vistoria, o proprietário de imóvel não necessita ir até o litoral. Da cidade onde mora, pode telefonar para o número 115 e passar as informações. O contato também pode ser feito pelo endereço eletrônico: atendimentourli@sanepar.com.br ou ainda, pelos telefones (41) 3971-6168 ou (41) 3453-6093 (das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30 – de segunda a sexta-feira). Quem preferir ir pessoalmente, pode dirigir-se aos escritórios da Sanepar em Matinhos - Rua Itaporã, 359 – Centro, ou em Guaratuba - Rua Sete de Setembro 19 – Centro.

LEGISLAÇÃO – De acordo com a legislação ambiental, é responsabilidade do proprietário ligar o imóvel – de acordo com as normas - ao sistema da Sanepar. “A qualidade da água para banho na próxima temporada depende dos proprietários dos imóveis. Por isso, continuamos a solicitar aos moradores e veranistas que atualizem o cadastro para agendarmos as vistorias”, destaca a diretora de Meio Ambiente e Ação Social, Maria Arlete.

AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado