Saúde

Duas pessoas estão hospitalizadas por reação à vacina contra febre amarela, informa ministério
19-01-2008 10:25

Fernanda Isidoro*
Repórter da TV Brasil

Brasília - Desde que foi dado o alerta contra a febre amarela, no final do ano passado, 31 pessoas que tomaram a vacina foram hospitalizadas e duas seguem internadas em estado grave. Os dados são do Ministério da Saúde.

Em Brasília, uma mulher está em estado grave, no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), mas o ministério não confirma se este caso está contabilizado entre os 31.

O secretário de Vigilância em Saúde, Gerson Penna, explicou que os efeitos colaterais são normais e esperados, tanto que nos últimos quatro anos 478 pessoas procuraram o hospital depois de tomar a vacina. "Nenhuma medicação imunobiológica é inócua", alertou.

As reações, acrescentou, podem variar de dor de cabeça, febre e vômito a outras bem mais graves, como meningite e convulsão. "Por isso as pessoas não devem se revacinar desnecessariamente", alertou.

Como a vacina é feita com o vírus da febre amarela enfraquecido, muitas pessoas desenvolvem os sintomas da doença, explicou. O mesmo acontece com outras vacinas, como aquelas contra sarampo e rubéola, por exemplo, citou.

Penna disse que as reações podem ser ainda piores quando o intervalo de dez anos entre uma dose e outra não é respeitado. E ressaltou que os efeitos adversos "não devem intimidar quem ainda não se vacinou, porque o risco-benefício é muito melhor do que entrar na mata, morar na zona endêmica e morrer de febre amarela, quando se tem uma vacina altamente eficaz fabricada no Brasil".

No Pará, o garimpeiro Manuel Rosa de Oliveira disse saber que já tomou a vacina, mas não lembrar da data. Ele hoje procurou o posto de saúde e fez um novo cartão: "Na dúvida, resolvi buscar o posto médico e me vacinar, para não correr o risco de pegar o vírus na mata".


POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado