Saúde

Governo está concluindo construção de 63 Centros de Saúde da Mulher e da Criança
06-07-2007 19:22

O Governo do Paraná está concluindo a construção de 63 Centros de Saúde da Mulher e da Criança em municípios com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo da média do Estado. O projeto, lançado pelo governador Roberto Requião no ano passado, é uma das ações do “Pacto Estadual pela Vida – Estratégias para Redução da Mortalidade Materno-Infantil” e funciona em parceria entre as secretarias do Desenvolvimento Urbano (Sedu) e da Saúde (Sesa), o Paranacidade, prefeituras e conta também com a participação da Pastoral da Criança.

Atualmente, a maioria das obras está em fase de acabamento e algumas devem ser entregues pelas empreiteiras responsáveis nos próximos 60 dias. Já estão prontas as construções dos centros de Brasilândia do Sul, Medianeira, Mercedes e São Pedro do Iguaçu. Já os de Alto Paraíso, Bituruna, Borrazópolis, Cafezal do Sul, Candói, Cruz Machado, Marialva, Marquinho, Novo Itacolomi, Porto Barreiro, Rosário do Ivaí, Tamboara, Tapira, Tibagi e Tuneiras do Oeste devem ser terminados ainda este mês.

Até setembro, também deverão estar concluídas as construções dos centros de Altamira do Paraná, Bandeirantes, Barbosa Ferraz, Boa Esperança do Iguaçu, Cambará, Clevelândia, Farol, Foz do Jordão, Honório Serpa, Iguatu, Jesuítas, Nova Prata do Iguaçu, Nova Tebas, Pérola, Pinhão, Presidente Castelo Branco, Realeza, Reserva, Salto do Lontra, Santo Antônio do Sudoeste, São Jorge do Oeste e Verê. As obras nos outros municípios ficarão prontas até o final do ano.

Para a construção desses centros de saúde, a Sedu e o Paranacidade foram os responsáveis pela publicação dos editais de licitação e a contratação das empreiteiras. Cada obra tem um custo estimado em R$ 185 mil e a prefeitura cedeu o terreno. Nos próximos meses, assim que os prédios forem entregues, a Secretaria de Saúde fará a licitação para a compra dos equipamentos. A fiscalização do funcionamento das unidades ficará a cargo da Pastoral da Criança.

Cada Centro da Saúde da Mulher e da Criança terá equipamentos de ultra-sonografia e gabinetes especializados para atender a mulher, a criança e a saúde bucal. O atendimento deverá ser feito por uma equipe multidisciplinar com incentivo mensal pago pelo governo do Estado para auxiliar as prefeituras no custeio das unidades.

Para o secretário da Saúde, Cláudio Xavier, a presença de um pediatra e um ginecologista nesta equipe será fundamental, assim como de todos os profissionais de saúde envolvidos. “As estatísticas apontam que 66% dos óbitos ocorrem até cinco dias após o nascimento do bebê. Por isso a ação destes profissionais é imprescindível”, afirmou.

Ações – O programa “Pacto Estadual Pela Vida” tem um conjunto de ações para combater os índices de mortalidade no estado. Num primeiro momento, o público-alvo são os municípios que entre os anos de 1999 a 2005 vêm apresentando mortalidade infantil crescente ou oscilante, com a presença de mortalidade materna.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, na edificação dos postos está sendo utilizado o projeto modelo de um centro de saúde básico (de 200 metros quadrados de área construída), classificado em primeiro lugar no Concurso Público Nacional de Anteprojetos de Arquitetura para Prédios Públicos realizado pelo Governo do Estado.

Municípios – Os 63 Centros de Saúde da Mulher e da Criança estão sendo construídos nos municípios de Agudos do Sul, Altamira do Paraná, Alto Paraíso, Alvorada do Sul, Antonio Olinto, Bandeirantes, Barbosa Ferraz, Bituruna, Boa Esperança do Iguaçu, Borrazópolis, Brasilândia do Sul, Cafezal do Sul, Cambará, Cândido de Abreu, Candói, Centenário do Sul, Clevelândia, Conselheiro Mairinck, Cruz Machado, Diamante do Sul, Farol, Foz do Jordão, Goioxim, Guamiranga, Honório Serpa, Iguatu, Jaboti, Jesuítas, Jussara, Loanda, Mamborê, Marialva, Marquinho, Medianeira, Mercedes, Moreira Sales, Nova Prata do Iguaçu, Nova Tebas, Novo Itacolomi, Palmeira, Paulo Frontin, Pérola, Pinhão, Porto Barreiro, Presidente Castelo Branco, Realeza, Reserva, Ribeirão do Pinhal, Rio Azul, Rosário do Ivaí, Santana do Itararé, Salto do Lontra, Santo Antônio da Platina, Santo Antônio do Sudoeste, São Jorge do Oeste, São José da Boa Vista, São Pedro do Iguaçu, Sapopema, Tamboara, Tapira, Tibagi, Tuneiras do Oeste e Verê.

Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado