Saúde

Governo reforça a necessidade de mobilização contra dengue
02-12-2007 11:00

Governo reforça necessidade de mobilização contra a dengue.Foto:SECS

Em visita a Francisco Beltrão, na região sudoeste do Estado, o secretário da Saúde, Gilberto Martin, reiterou para prefeitos e secretários municipais de 27 municípios a importância da mobilização contra a dengue. De acordo com ele, o Paraná vive um momento de alerta e é necessária a mobilização de todos no combate à doença.

“Precisamos de uma concentração de esforços e nos mobilizarmos para eliminar os criadouros do mosquito”, enfatizou. Ações intersetoriais, com apoio de outros órgãos dos municípios além das secretarias municipais de saúde, foi uma das alternativas sugeridas por Martin aos prefeitos e secretários de 27 municípios que compõe a 8ª Regional de Saúde.

Martin ressaltou que hoje no Estado são três tipos de vírus da dengue circulando. “Quando uma paciente for contaminado duas vezes com vírus diferentes cresce a probabilidade da dengue hemorrágica”, lembra. Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que para cada cinco casos desta forma da doença, um pode levar à morte. “Precisamos provocar a mudança de postura da população”, acrescentou.

No último dia 24, o país se mobilizou para limpar os locais onde houvesse água parada. No Paraná, as ações ocorreram de diversas formas com o objetivo de chamar a atenção da população com os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito. Foram realizados mutirões, teatros, palestras, distribuição de materiais informativos, entre outras ações que marcaram o Dia “D” de combate à doença.

Os agentes de saúde alertam para tomar alguns cuidados que evitam a criação do mosquito transmissor da doença: não deixe a água, mesmo limpa, parada em qualquer tipo de recipiente, pneus velhos pratos de vasos de plantas. Substitua a água dos vasos por areia grossa umedecida. Mantenha as caixas d´água, poços, latões e filtros bem fechados.

EQUIPAMENTOS - Após o término da reunião, o secretário participou da entrega de equipamentos para o Consórcio Intermunicipal de Saúde. Um ultra-som e aparelhos para uso de exames ginecológicos foram repassados para o atendimento do programa Ser Mulher, do Governo do Estado, que atende multidisciplinarmente mulheres em 10 Centros de referências sediados nos municípios de Irati, Guarapuava, União da Vitória, Pato Branco, Francisco Beltrão, Paranavaí, Apucarana, Jacarezinho, Colorado e Laranjeiras do Sul. Uma unidade de suporte avançado de vida também entrará em funcionamento no município de Francisco Beltrão. Os profissionais envolvidos estão em fase final de treinamento para iniciar as atividades da UTI Móvel.

O secretário também visitou as obras do Hospital Regional de Francisco Beltrão, cujo trabalho já está 93% concluído e com 120 operários trabalhando diariamente. A previsão de término é para meados de janeiro. “É um privilégio ter uma obra com esta qualidade na região. Trata-se de um grande avanço para o sudoeste”, sentencia o prefeito de Francisco Beltrão, Vilmar Cordasso.

“São investimentos extraordinários feitos em Francisco Beltrão na área da saúde. O hospital é um exemplo. Não há nada parecido na história da região”, afirma o secretário municipal de Saúde, Antônio Cantelmo Neto. O investimento para a unidade é de R$ 15 milhões para a obra e mais R$ 10 milhões em equipamentos. Contará com 150 leitos e atenderá pacientes dos 27 municípios da 8a Regional de Saúde e será referência para a região.

AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado