Saúde

Hospital de Campanha da Aeronáutica atinge limite em segundo dia de funcionamento
02-04-2008 11:54

Rio de Janeiro - Por volta de meio-dia de hoje (1o), o Hospital de Campanha da Aeronáutica atingiu seu limite de atendimentos de 400 pacientes por dia. Desses, 117 eram crianças. Quem conseguiu chegar a tempo, elogiou a rapidez do atendimento em relação aos hospitais públicos.

Na semana passada, Ricardo Antônio dos Santos ficou mais de 12 horas no hospital de Saracuruna para conseguir que sua mãe fosse atendida. Hoje, o morador de Duque de Caxias procurou atendimento para sua mulher e sua sogra no posto de triagem na Barra. As duas foram encaminhadas para o hospital de campanha.

"Não sei precisar o tempo que esperei, mas o atendimento foi rápido. Só que de uma hora pra outra acabou o atendimento, ninguém entendeu. Na semana passada, fiquei 12 horas no Hospital de Saracuruna com minha mãe, por isso que eu vim pra cá hoje, porque eu moro em Caxias."

Andréa da Silva de Souza não teve a mesma sorte. Chegou ao posto por volta das 16h e resolveu voltar para casa, mesmo se sentindo mal. "Eu vou para casa, porque hospital é impossível. Vou ver se consigo pegar uma senha amanhã."

Já o Hospital de Campanha do Exército, apesar de não atender diretamente os pacientes, tem funcionado 24 horas por dia, em Deodoro, zona norte do Rio. O Exército recebe pacientes oriundos do Hospital Carlos Chagas, em Marechal Hermes. Hoje, até o final da tarde, 100 pessoas foram atendidas, 17 casos foram confirmados e uma pessoa com dengue hemorrágica voltou para o Carlos Chagas.

Em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, a Marinha atendeu hoje, em sua unidade de campanha, 412 pacientes encaminhados pelo Hospital da Posse, onde é feita uma triagem inicial. Caso haja suspeita de dengue, os pacientes são levados para o Hospital de Campanha.

A Marinha também participará do combate ao mosquito transmissor da doença. Cem militares serão treinados pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio para fazer visitas em residências de áreas urbanas.

Os Hospitais de Campanha das Forças Armadas começaram a funcionar ontem (31). No primeiro dia, mais de 700 atendimentos foram feitos pelo Exército, Aeronáutica e Marinha.

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado