Saúde

Hospital do Rio reabre parcialmente para atender pacientes com dengue
04-04-2008 12:10

Rio de Janeiro - O Hospital Ronaldo Gazola, em Acari, zona norte do Rio de Janeiro, abriu ontem (3) 20% dos leitos para pacientes com dengue, encaminhados de outras unidades. O restante será disponibilizado em etapas. O funcionamento total está previsto para o final do ano.

Inaugurado há quatro anos, após uma reforma de R$ 77 milhões, o hospital de Acari, o segundo maior da rede municipal - atrás apenas do Hospital Souza Aguiar - passou por várias disputas judiciais e, por isso, ainda não atende a população.

“O hospital inaugura modelos novos de gestão, que motivaram ações judiciais. Uma batalha muito grande, aprovada pelo Tribunal de Contas”, disse o secretário municipal de Saúde do Rio, Jacob Kligerman. “Abrimos agora o que já estava planejado antes do surto [de dengue], no sentido de esvaziar as emergências.”

O hospital tem 298 leitos, dos quais 58 foram inaugurados exclusivamente para pacientes com dengue. Além desses leitos, que incluem unidades de tratamento intensivo, 30 cadeiras estão disponíveis para hidratação.

Segundo Kligerman, o hospital será administrado por uma empresa privada, que abrirá a unidade em fases. A previsão é de que em um ano a unidade tenha capacidade para 24,5 mil atendimentos por dia e 116 mil exames.


Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado