Saúde

Hospital do Trabalhador alerta sobre riscos com fogos de artifício
11-06-2006 17:13

O Hospital do Trabalhador começou campanha de conscientização da população sobre os cuidados com o manuseio de fogos de artifício. Com a chegada das festas juninas e as comemorações da Copa do Mundo, o número de acidentes com queimaduras aumenta consideravelmente, segunda levantamento de médicos do hospital.

A combinação de festas juninas, Copa do Mundo e o consumo de bebidas alcoólicas com a comemoração com fogos de artifício e explosivos pode levar a grandes traumas com graves repercussões físicas e psicológicas. “Estamos atentos para que a população saiba se divertir com responsabilidade e evite grandes acidentes”, avisa o secretário da Saúde, Cláudio Xavier.

De acordo com o Serviço de Cirurgia de Mão do Hospital do Trabalhador, os acidentes aumentam nesta época do ano. “É sempre bom lembrar que fogos de artifício são bombas que, apesar da beleza que elas trazem, devem ser manejadas com muito cuidado, para que não ocasionem danos irreparáveis”, alerta médico Ricardo Franco, especialista em cirurgias de mão.

Em 2005, foram atendidos no pronto-socorro do hospital mais de 12 mil pessoas com lesões de mão, o que equivale a mais de mil atendimentos por mês. De janeiro a abril deste ano já foram registrados quase quatro mil atendimentos. Porém, é importante ressaltar que dessas lesões, em média, 1,5 caso por mês, decorre do uso de fogos de artifício e explosivos e é extremamente grave com mutilações na mão. “A responsabilidade do Hospital do Trabalhador como hospital público é atuar também na prevenção de acidentes graves, e não só no tratamento”, diz o diretor-técnico do Hospital, Hermann Guimarães.

AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado