Saúde

Hospital do Trabalhador terá novo ambulatório de especialidades
04-11-2019 18:48

Maior complexo hospitalar público do Paraná, o Hospital do Trabalhador, em Curitiba, vai ganhar um novo ambulatório de especialidades médicas, ampliando a capacidade de 8 mil para 25 mil consultas por mês. O governador Carlos Massa Ratinho Júnior assinou nesta segunda-feira (04) a licitação para as obras do Ambulatório Médico de Especialidades da Kennedy. Serão investidos R$ 8,8 milhões pelo Governo do Estado para a aumentar a oferta de serviços.



O novo centro será erguido na área da antiga farmácia especial, que funcionou até 2017 na Avenida Presidente Kennedy, no bairro Portão. O espaço passará dos atuais 635 metros quadrados para 3.163 metros quadrados para abrigar 42 consultórios, ampla sala de espera e sala de raio-X. A previsão é que a obra seja concluída até o fim de 2020.



Após a inauguração, o atual ambulatório, com 13 consultórios, que funciona dentro do Hospital do Trabalhador será desativado.



“Estamos transformando um prédio que estava há quase três anos fechado em um grande centro médico de especialidades, potencializando tudo aquilo que existe lá para colocar à disposição da população”, afirmou Ratinho Junior.



O governador destacou também que o Estado busca ampliar a oferta de serviços na área da saúde, descentralizando os atendimentos para diminuir as filas de espera por especialidades. “A saúde tem que ser mais acessível para as pessoas, com mais qualidade, e o Hospital do Trabalhador é uma referência nesse tipo de gestão”, disse.



REDUÇÃO DE CUSTOS – Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto explicou que a incorporação do centro de especialidades ao Complexo Hospital do Trabalhador (CHT) permitirá atender de forma especializada e otimizada, reduzir os custos com os setores administrativos, agilizar os processos de compra, facilitar as transferências de pacientes e melhorar a utilização dos equipamentos.



“Estamos reunindo serviços para facilitar a vida da população. Uma ampliação enorme que nos permite atender mais e melhor com os recursos que já existiam. É um salto de qualidade importante, transformando um local que vinha sendo usado como mocó em um grande centro médico”, afirmou o secretário.



De acordo com o diretor-superintendente do Complexo Hospital do Trabalhador, Geci Labres de Souza Júnior, a mudança do ambulatório de especialidades representará um alívio na sobrecarga na organização do hospital. Segundo ele, o local será ocupado por centros administrativos e alas de convivências.



“A procura é cada vez maior e não tínhamos mais condições estruturais para atender. Essa nova unidade, em uma área nobre da cidade, é um grande avanço que nos permitirá inclusive ampliar os atendimentos”, explicou o diretor.



COMPLEXO – A incorporação do Ambulatório Médico de Especialidades da Kennedy consolida o Complexo Hospitalar do Trabalhador como o maior polo público de atendimento de saúde do Paraná e referência no País. Compõem ainda o complexo o Centro Hospitalar de Reabilitação Ana Carolina Moura Xavier (CHR) e o Centro de Atendimento Integral ao Fissurado Lábio Palatal (Caif). Essas eram as principais estruturas públicas da secretaria estadual da Saúde em Curitiba. O CHT foi criado a partir da Resolução N° 353/2019 – Sesa e é destinado exclusivamente ao Sistema Único de Saúde (SUS).



O Centro Hospitalar de Reabilitação acrescentou 70 leitos de enfermaria e 10 leitos de UTI ao Hospital do Trabalhador, que já possuía 172 leitos de enfermaria e outros 40 de UTI (adulto, neonatal e pediatria).



O governador ressaltou que ao integrar o Hospital do Trabalhador, o centro de reabilitação passou de 37 cirurgias por mês para 217 em outubro, podendo chegar a 400 até o fim deste ano. “É uma unidade importante para Curitiba e que agora pode ajudar a diminuir a fila de espera de alta complexidade”, disse.



CAIF – O Centro de Atendimento Integral ao Fissurado Lábio Palatal (Caif) foi o primeiro a ser incorporado ao HT. O Caif é uma das melhores unidades do País em cirurgias de malformações da face, dentre elas a fissura lábio-palatal, e também vem elevando sua capacidade com novos consultórios odontológicos. A Secretaria da Saúde investe, ainda, em uma recepção mais ampla e confortável.



O Hospital do Trabalhador também aumentará sua estrutura de pronto-socorro, com previsão de duplicação da unidade de emergência para o próximo ano, e também receberá novos equipamentos.



PRESENÇAS – Participaram da cerimônia a primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa; o deputado estadual Wilmar Reichembach; o diretor do Departamento de Apoio à Pessoa com Deficiência e de Políticas Públicas para Acessibilidade da Secretaria Estadual de Justiça, Família e Trabalho, Felipe Braga Côrtes; a prefeita de Colombo, Beti Pavin; a secretária de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak; o vereador de Curitiba Dr. Wolmir; a vice-reitora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Graciela Inês Bolzón de Muniz; além de diretores e representantes de conselhos ligados à saúde.



 



Agência Estadual de Notícias

POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado