Saúde

Hospital Universitário do Oeste do Paraná amplia sua estrutura em 35%
31-05-2007 12:21

O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), inaugurado em 31 de maio de 1989, faz 18 anos nesta quinta-feira (31), com um aumento de 35% em sua área física entre 2004 e 2007. A área construída do hospital passou de 15 mil metros quadrados, em 2004, para uma previsão de 20.180 metros quadrados ao final de 2007, o que significa um salto de qualidade tanto em infraestrutura como na qualidade do atendimento. O diretor-geral, Alberto Rodrigues Pompeu, informa que estão em andamento oito obras, o que totaliza investimentos superiores a R$ 2,6 milhões, provenientes do Tesouro do Estado, do Fundo Nacional de Saúde (FNS) e do Sistema Único de Saúde (SUS).

Até o final deste ano estarão concluídas as obras pronto socorro, da ala psiquiátrica, do centro de imagem, das alas de internação e setores administrativos, além do novo prédio para atender à especialidade de fissuras labio-palatais. O HUOP acumulou nos últimos anos importantes conquistas, como o título Hospital Amigo da Criança, conferido pelo Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2004, e a certificação de hospital-ensino, em 2005. Outra conquista foi o credenciamento de serviços de alta complexidade médica em área específicas, como a ortopedia e neurocirurgia.

Pompeu explica que para receber o certificado de hospital-escola, concedido pelo Ministérios da Educação e da Saúde , o hospital precisou garantir um patamar de excelência. Entre as exigências para a certificação, estão a multiprofissionalização, a contemplação de pesquisa, ensino e assistência à população, a aplicação da pesquisa à comunidade e a busca pela melhoria do padrão de qualidade. “Hoje o hospital é campo de estágio, de atividades de internato de estudantes e dos programas de residência médica, o que nos possibilita a implantação de políticas prioritárias do SUS”, afirma.

O diretor explica que tudo isto se reverte em benefícios à área de saúde pública. “Estabelecemos uma participação importante no setor de saúde, com relações de cooperação técnica entre o ensino e a rede básica”, diz. Pompeu observa que no caso do Banco de Leite, o hospital tem um trabalho eficaz na área de aleitamento. Neste programa, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas e médicos participam de reuniões freqüentes e estabelecem uma rede de multiplicadores de informações sobre aleitamento materno. Hoje são mais de 100 crianças atendidas, entre bebês internados no HU e em hospitais da região.

Todo este aparato, que inclui 173 leitos, 143 de internamentos em diversas especialidades, 10 leitos de UTI neonatal, 14 leitos de UTI geral e 6 de Unidade de Cuidados Intermediários, possibilita ao hospital um índice de ocupação de 96,8 %. O reitor Alcibíades Luiz Orlando observa que para chegar a estes resultados, a Universidade pôs em prática um rigoroso planejamento. “O hospital é referência para uma macro-região de 119 municípios do Paraná, além de atender pacientes de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Paraguai e Argentina”, comenta.

O HUOP oferece serviços em 29 especialidades médicas, prestados por um corpo clínico de 143 médicos e 857 funcionários. “Atendemos uma população de quase 2 milhões de pessoas”, frisa o reitor. Segundo ele, no dia 15 de junho será entregue a reforma do prédio antigo da Uopecam (anexo ao HUOP), que será destinado exclusivamente às atividades de ensino do curso de Farmácia, com área de aproximadamente 700 metros quadrados.

Agência Estadual de Notícias
Fotos:Unioeste
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado