Saúde

Ipem começa a fiscalizar produtos para a Páscoa
27-02-2008 13:26

Técnicos do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná – Ipem – já começaram a fiscalização e pesagens em locais de fabricação e venda de produtos para a Páscoa, verificando a quantidade, bem como o aspecto formal indicativo das embalagens. Trata-se de procedimento rotineiro nesta época do ano, complementando o trabalho junto aos locais de revenda. Todo o território paranaense é monitorado durante a Operação Páscoa, pelas regionais do Ipem em Maringá, Cascavel, Londrina e Guarapuava.

Nos estabelecimentos a ser fiscalizados, os funcionários especializados do Ipem executam pesagens prévias de algumas unidades de cada item, que, em caso de suspeita de irregularidade quantitativa, são recolhidas em maior número de amostras, de acordo com a legislação vigente. O material é examinado oficialmente em laboratórios do instituto e os responsáveis pelos produtos são convidados a acompanhar o processo. Quando a irregularidade é comprovada também em segundo exame, os acondicionadores e produtores são autuados.

Nos próximos dias, centenas de estabelecimentos, como supermercados, hipermercados, mercearias e lojas especializadas nesse segmento recebem visitas dos técnicos do instituto. São avaliados todos os produtos que têm pico de comercialização nesta época do ano, como aqueles à base de chocolate – ovos, bombons e barras –, colombas pascais e pescados, com especial atenção ao bacalhau. Também estarão sendo verificados brinquedos e ovos de chocolate recheados com brinquedos, que devem exibir o selo de certificação do Inmetro.

A função do Ipem é verificar formas e medidas dos produtos comercializados e comprovar se estão de acordo com peso e medida registrados na embalagem.


AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado