Saúde

Meio milhão de pessoas contrai câncer por ano só no Brasil, estima instituto
28-11-2006 11:16

Rio de Janeiro - O Instituto Nacional do Câncer (Inca) apresentou ontem (27), dia nacional de combate à doença, a publicação Situação do Câncer no Brasil. O documento traz uma série de dados, entre eles a estimativa de que surgem anualmente quase 500 mil casos no Brasil. Destes, cerca de 140 mil levam à morte, número que, em 2004, representou 13,7% de todos os óbitos registrados no país, ficando atrás apenas das doenças do aparelho circulatório: 27,9%.

A mortalidade por câncer no Brasil, de 1979 a 2004, aumentou 24,73% em homens e 18,60% em mulheres. Em homens, a taxa por câncer de próstata quase dobrou (95,48%), semelhante ao que ocorreu com as mulheres em relação ao câncer de pulmão: 96,95%.

A publicação tem conteúdo técnico e destina-se a gestores, estudantes e profissionais da área de saúde. Mas, por considerar que todo cidadão pode prevenir a doença adotando hábitos saudáveis, o Inca produziu uma cartilha com dez dicas, e distribuiu 5 mil exemplares hoje, na Central do Brasil, região central do Rio de Janeiro. O material será permanentemente divulgado, segundo o instituto.

A cartilha ensina que é importante praticar exercícios físicos, evitar cigarro e bebida alcoólica, proteger-se do sol e ter alimentação saudável. A nutricionista do Inca Suely Couto esteve na Central do Brasil esclarecendo dúvidas. Ela recomenda alimentação rica em frutas, verduras e legumes.

“Hoje, a recomendação internacional é que se consuma 400 gramas desse tipo de alimento por dia. Isso representa cinco porções diárias: duas de frutas e três de verduras e legumes", afirmou a nutricionista, que recomendou evitar alimentos industrializados e gordurosos, frituras e salgadinhos, e beber muita água, de preferência dois litros por dia.

A publicação completa, assim como um diagnóstico da mortalidade por câncer em cada estado brasileiro, estão no site do Inca.



Mariana Schreiber
Da Agência Brasil
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado